Blog

calendario header
04
mar
2022

Os benefícios do uso de massa de modelar para as crianças
Publicado em 04 de março / 2022

Brincar com massinha de modelar é uma das atividades mais populares entre as crianças. Suas cores intensas e versatilidade de uso são perfeitas para chamar a atenção dos pequenos.

A massinha ainda oferece uma ampla possibilidade de explorar a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora infantil.

No artigo de hoje iremos falar sobre esses e outros benefícios que a brincadeira com massa de modelar traz para as crianças. Acompanhe.

1. Mais concentração e criatividade

A vasta possibilidade de formas, objetos e itens que podem ser formados com uma massinha favorece a criatividade das crianças. Do mesmo modo, isso estimula a concentração dos pequenos, pois precisam prestar atenção aos tamanhos e proporções do que estão criando.

2. Desenvolvimento da coordenação motora

Ao manusear a massa de modelar, a criança está desenvolvendo a coordenação motora de suas mãos e dedos. Isso é bastante benéfico para o momento em que ela começa a escrever, já que facilita o uso do lápis e na hora de fazer o traçado das letras.

3. Forma de se expressar

O tato é uma das formas mais básicas de comunicação não-verbal, por isso a criança pode ver a brincadeira com a massinha como um meio para liberar pensamentos e emoções que não consegue colocar em palavras, aliviando a sua tensão, frustração e agressividade. 

4. Melhora da autoestima

Trabalhar com a massinha de modelar pode ser gratificante para as crianças que têm dúvidas sobre a sua criatividade. Ao produzir novas formas e contornos com o produto, ela entende que é capaz de participar de uma atividade útil. 

5. Diferenciação de cores e formas

A quantidade de cores e a possibilidade de mesclá-las permite que a criança conheça novas tonalidades. Da mesma forma, ao manipular a massinha de modelar, ela passa a conhecer outros tipos de formatos e tamanhos, o que é benéfico para desenvolver conhecimento espacial.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a outros pais os benefícios da brincadeira de massa de modelar para as crianças.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.