Blog

calendario header
27
jan
2023

A importância da escolha dos padrinhos de batismo
Publicado em 27 de janeiro / 2023

De acordo com a tradição cristã, ser madrinha ou padrinho de uma criança é uma posição mais do que privilegiada na vida da mesma. Afinal, essas pessoas vão ser responsáveis por cuidar, ser fonte de inspiração, presentear com afeto e aconselhar.

Por isso, na hora de escolher os padrinhos de batismo, os pais devem escolher muito bem. Normalmente são considerados para a posição algum irmão, irmã, tio, tia, ou amigos próximos, mas para decidir bem é preciso antes conhecer qual o papel dessas pessoas na vida dos pequenos.

Continue a leitura e veja mais sobre a importância de uma boa escolha dos padrinhos de batismo de uma criança.

Os padrinhos de acordo com a Igreja Católica

Para fins mais diretos, de acordo com as regras da Igreja Católica, e o Código de Direito Canônico no Cân. 874, para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

1º seja designado pelo próprio batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

2º tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo bispo diocesano ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;

3º seja católico, confirmado (seja crismado), já tenha recebido o sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

4º não se encontre atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

5º não seja pai nem mãe do batizando;

6º quem é batizado e pertence a uma comunidade eclesial não-católica só seja admitido junto com o padrinho católico, e apenas como testemunha do batismo.

Um amor especial

Agora, fora essas regras, os pais ou responsáveis do pequeno devem se atentar a tudo o que os padrinhos irão representar na vida de seus filhos. Assim, ser padrinho ou madrinha é ser considerado uma segunda mãe ou um segundo pai. 

Por isso, cabe a eles ajudar os pais do bebê sempre que necessário, fazendo pelos pequenos o que eles próprios fariam. Ou seja, enchendo suas vidas de carinho, atenção e cuidado. É uma oportunidade única de estar por perto, para ajudar, socorrer e auxiliar.

Um vínculo para toda a vida

O primeiro beijo, as paixões adolescentes, os medos, os erros e as travessuras. Em muitos casos, o padrinho e a madrinha são também as pessoas com quem a criança confidencia segredos, dúvidas e problemas. Por isso, é bastante importante que os pais escolham pessoas que estejam abertas para ouvir, conversar e aconselhar.

Este elo de confiança pode ser muito útil para guiar o pequeno ou pequena pelos empecilhos que surgem conforme amadurecem. E também para fortalecer o vínculo entre madrinha ou padrinho e afilhado(a). Até porque, este vínculo, quando bem cultivado e nutrido, permanece por toda a vida. 

Agora que você já entende mais sobre o papel do padrinho e da madrinha na vida dos pequenos poderá tomar essa decisão de forma mais acertada. Lembre-se, esse é um vínculo especial para a criança e que merece uma posição importante nos seus relacionamentos.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.