Blog

calendario header
17
jan
2017

O que as plantas podem ensinar as crianças
Publicado em 17 de janeiro / 2017

     Que as plantas e flores deixam qualquer ambiente mais agradável nós já sabemos. Mas você sabe alguns benefícios que elas trazem para nós e, principalmente para nossas crianças? No post dessa semana vamos mostrar 5 benefícios que elas proporcionam.

     Diversos estudos já comprovaram a eficácia e as melhorias que as plantas causam em um ambiente fechado, como a nossa casa ou escritório. Um deles foi realizado por Especialistas da Universidade Estadual de Nova York (EUA) e concluíram que elas removem substâncias que causam a poluição do ar nesses ambientes. Outro estudo, feito pela Universidade de Washington (EUA) constataram que elas reduzem em até 20% o acúmulo de poeira de um ambiente. Também comprovaram em outras pesquisas que as plantas proporcionam o aumento de bom humor das pessoas ao redor.

     Se você tiver criança em casa, os benefícios são ainda melhores. Ela pode aprender o cuidado que precisa ter com a natureza e o mundo em que vive, aprende também a ter paciência, atenção aos detalhes e a torna mais amigável com o próximo. Fora tudo isso, é lindo ver aquele brilho no olhar quando uma criança nota que sua semente está gerando uma linda flor e uma planta cheia de folhas.

child-nature-cute-girl-flowers-yellow-sun-field-x-196983

Agora, saiba como a natureza é mais importante para seu filho do que você imagina:

  1. Desenvolve os sentidos: Ele precisa notar as mudanças na plantinha, então a visão é bastante estimulada. O olfato precisa ser apurado para diferenciar cada flor. Outro sentido é o paladar, que ele vai poder acrescentar alguma para dar mais sabor ao jantar em família. E, por fim, ele vai gostar de se sujar com a terra e manter ainda mais contato com a natureza.
  2. Compreende o ciclo de vida: Ele vai aprender como a sua plantinha está se desenvolvendo e o que precisa fazer em cada estágio para que ela cresça forte e bonita.
  3. Aprende sobre responsabilidade: Com o tempo, ele vai perceber a diferença entre uma planta de verdade e uma de plástico. Assim, vai entender que é necessário o esforço de regar, podar e cuidar delas periodicamente. E, caso deixe de fazer essas tarefas uma vez, a plantinha vai sofrer alguma consequência.
  4. Percebe e aceita diferenças: Assim como os seres humanos, as plantas possuem suas particularidades e diferenças que as fazer ser únicas. Então, seu filho vai aprender a respeitar e lidar com essas diferenças da melhor maneira possível, levando esse aprendizado para a vida também.
  5. Pratica a organização: Qual o jarro adequado para essa planta? Onde coloquei o regador? Qual delas devo trocar o adubo primeiro? São perguntas assim que exercitam o senso de responsabilidade e fazem os pequenos pegarem gosto pela organização diária.

Article-Photo-Sustainability

Gostou? Vamos apresentar a natureza para os nossos pequenos? 😉

 

Fonte: Revista Crescer

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.