Blog

calendario header
05
mar
2018

Cores primárias, secundárias e terciárias
Publicado em 05 de março / 2018

As cores fazem parte do dia a dia das crianças, elas exploram a criatividade e imaginação dos baixinhos, além disso, é muito divertido aprender com elas. Mas você sabe quais as Cores primárias, secundárias e terciárias? Que tal aprender mais sobre isso? Vamos lá!

cores

Cores primárias:
Existem apenas três cores verdadeiras: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Elas são chamadas de primárias, porque nada pode ser misturado para produzi-las: elas devem ser feitas ou compradas. Com elas podemos fazer qualquer outra cor, exceto branco, que não é uma cor real.

Dependendo das três primárias que você escolher a partir da grande gama de vermelhos, azuis e amarelos você vai ter diferentes cores secundárias e terciárias.

As três primárias que os artistas mais usam são: cádmio vermelho, azul ultramarino e amarelo limão.

                                                            cores-primarias

Cores secundárias:

São formadas a partir da mistura de duas cores primárias. No caso de uma tinta guache (cor pigmento opaca), por exemplo, se misturarmos azul com amarelo obteremos o verde, o amarelo com vermelho obteremos o laranja e assim por diante. Misturando pares de cores primárias são chamados de cores secundárias.

cores-secundarias

Cores terciárias:
Estas cores surgem da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Podemos citar, como exemplo a cor-pigmento opaca, o amarelo (cor primária) misturado com o laranja (cor secundária) resultando no amarelo alaranjado. O importante é observar essas cores a partir do círculo cromático. São as misturas obtidas de uma cor primária mais uma cor secundária.

cores-terciarias

Gostaram da matéria da semana? Acharam interessante? Então continuem acompanhando o blog e nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram) para mais dicas e outras novidades.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.