Blog

calendario header
12
nov
2020

Novembro Azul: Os papais também precisam se cuidar
Publicado em 12 de novembro / 2020

Se em outubro nós falamos da saúde das mamães, em novembro temos que reforçar o cuidado com todos os papais. A campanha novembro azul está aí para falar sobre o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil.

Você sabia que só em 2020 já foram registrados mais de 65.000 casos no Brasil? Esses dados são do Instituto Nacional do Câncer, INCA, e olhe que ainda nem acabou o ano! Por isso essa campanha é tão importante, ela vem alertar sobre as prevenções e cuidados necessários para evitar esta doença. 

Vamos saber mais sobre o câncer de próstata? Continue a leitura e veja como se prevenir e cuidar de si mesmo! 

O que é o câncer de próstata?

Esse tipo de câncer se dá por meio de diversos fatores, ocasionando tumores na próstata, que é parte do aparelho reprodutor masculino e tem como função principal a produção do esperma.

A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

Sintomas e problemas causados

Um dos maiores problemas do câncer de próstata é que ele não apresenta sintomas quando está em sua fase inicial. Quando os sintomas aparecem, em cerca de 95% dos casos, a doença já está em estágio avançado. 

Em alguns casos o câncer de próstata causa dificuldade para urinar, ardor e jato urinário fraco e até sangue na urina e no esperma. Por isso é importante que os papais fiquem atentos e façam exames de rotina, para identificar qualquer problema. 

Como prevenir?

Um dos fatores que mais pode ajudar os homens na hora de lidar com o câncer de próstata é  diagnóstico precoce. A partir dos 50 anos, para os homens que não estão nos fatores de risco, e 45 anos para os que estão, todo homem deve fazer exames periódicos e visitar o médico urologista com frequência para exames de avaliação da glândula. 

Os fatores de risco são: 

  • Histórico de câncer de próstata na família;
  • Ser homem negro;
  • Obesidade;
  • Alimentação inadequada;
  • Sedentarismo.

Com os exames de toque e de sangue é possível diagnosticar precocemente a doença e isso dá 90% de chance de cura da mesma. No exame de toque a chance de identificar a doença logo no começo é bem maior. Só com o exame sanguíneo, cerca de 20% dos casos não são identificados. 

Então não deixe o preconceito acabar com a sua saúde! O Exame de toque é simples, rápido e indolor. Além disso, vai garantir que sua saúde seja melhor cuidada. 

Outros cuidados básicos

Atenção aos papais: todo homem deve manter uma alimentação balanceada, rica em vegetais e alimentos naturais. Além disso a prática frequente de exercícios físicos também é muito importante. Vale ressaltar que não consumir bebidas alcoólicas e não fumar conta muito para ajudar na saúde. 

O autocuidado é importante e vocês precisam se atentar a isso. Cuidem-se e mudem os hábitos. Esse é um lembrete da campanha Novembro Azul!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.