Blog

calendario header
28
mar
2024

Leituras infantis para fazer na Páscoa
Publicado em 28 de março / 2024

A importância da leitura na infância é indiscutível. Além de promover o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, a leitura também é uma forma de transmitir conhecimentos sobre diversas temáticas, incluindo as datas comemorativas. A Páscoa, por exemplo, é uma celebração amplamente difundida em diversas culturas ao redor do mundo, e no Brasil, não é diferente.

 

Neste feriado, é uma excelente oportunidade para introduzir as crianças no universo das tradições e significados por trás da Páscoa, indo além dos chocolates e coelhinhos. Através da leitura, é possível explorar as raízes históricas e religiosas dessa festividade, bem como os valores de solidariedade, renovação e esperança que ela carrega consigo.

 

Para ajudar pais, educadores e crianças a explorarem esse tema de forma lúdica e educativa, apresentamos algumas sugestões de livros infantis escritos por autores brasileiros, que abordam a Páscoa de maneira criativa e cativante:

 

“O Coelhinho que Não Era da Páscoa”, de Ruth Rocha 

Nesta divertida história, o coelhinho Juca não quer ser o coelho da Páscoa, ele deseja ser astronauta. Mas será que ele conseguirá realizar seu sonho? Uma narrativa leve e cheia de ensinamentos sobre aceitar as diferenças e seguir os próprios sonhos.

 

“A Páscoa do Coelhinho Mala”, de Tatiana Belinky 

O coelhinho mala adora pregar peças nos outros animais da floresta, mas ele vai aprender uma importante lição sobre generosidade e amizade nesta Páscoa. Uma história encantadora que ressalta valores essenciais para as crianças.

 

“O Menino e o Coelho da Páscoa”, de Luís Camargo 

Neste livro, acompanhamos a jornada de Pedro, um menino curioso que decide descobrir onde mora o verdadeiro coelho da Páscoa. Uma narrativa envolvente que instiga a imaginação das crianças e desperta a reflexão sobre os símbolos e tradições da Páscoa.

 

“A Caça aos Ovos da Páscoa”, de Ana Maria Machado 

Um clássico da literatura infantil brasileira, este livro narra a emocionante aventura de um grupo de crianças em busca dos ovos de chocolate escondidos pelo coelho da Páscoa. Uma história que ressalta a importância da amizade e do trabalho em equipe.

 

“Páscoa é… Renascer!”, de Silvia Mello 

Com belas ilustrações e uma mensagem inspiradora, este livro convida as crianças a refletirem sobre o verdadeiro significado da Páscoa: o renascimento, a esperança e o amor. Uma leitura emocionante e edificante para compartilhar em família.

 

Estas são apenas algumas sugestões de leituras infantis para celebrar a Páscoa de forma educativa e divertida. Através dessas histórias, as crianças poderão não apenas se entreter, mas também aprender e refletir sobre os valores que permeiam esta importante data comemorativa. 

 

Que neste feriado, a magia da leitura possa conectar o verdadeiro espírito da data com as crianças.

 

Feliz Páscoa!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.