Blog

calendario header
24
dez
2020

A febre do Tik Tok: Afinal, é seguro para as crianças?
Publicado em 24 de dezembro / 2020

A internet é revolucionária em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à produção e ao consumo de conteúdo. Como as novas gerações estão em contato com o mundo virtual cada vez mais cedo, é muito necessário ficar de olho no que consomem e em quais ambientes eles estão transitando. 

Se seu filho é daqueles que adora ver vídeos no celular, com certeza em algum momento ele já entrou em contato com a febre do momento. Estamos falando do Tik Tok, uma rede social Tik Tok começou a bombar no ano passado e foi um dos aplicativos mais baixados do ano! 

A plataforma permite que os usuários criem vídeos curtos com motivos engraçados, dancinhas virais ou dublagem de falas famosas. Ele até pode ser confundido com o Instagram, mas oferece diversas opções extras de edição de vídeos.

Seu filho com certeza já sabe o que é o Tik Tok, mas será que esse é um ambiente seguro para ele? Você sabe o que é essa plataforma? Vamos explicar mais sobre isso abaixo. 

O que é o Tik Tok?

É uma aplicação onde se pode criar vídeos curtos de música, de dança ou de imitação de falas, com mais de 500 milhões de utilizadores. Ela permite partilhar vídeos de 15 até 60 segundos com amigos, familiares ou o mundo inteiro. 

Sua popularidade se dá pelo fato de conseguir encaixar em um único lugar humor, música e entretenimento. Ainda há a vantagem da produção de conteúdo rápida e do consumo mais rápido ainda. É perfeito para os padrões sociais atuais.

Visualmente parecido com Instagram, o Tik Tok disponibiliza filtros, várias opções de edição de vídeo, assim como música ou inserção de qualquer outro áudio. Oferece todas as possibilidades das redes sociais, como enviar mensagens privadas e seguir os utilizadores, comentar, gostar e partilhar publicações.

Quais os perigos do Tik Tok para os seus filhos?

Apesar de ter sido produzido para pessoas com mais de 12 anos e exigir autorização dos pais à pessoas com menos de 18 anos, o sistema é facilmente burlado e qualquer usuário pode mudar a idade nas configurações de perfil. 

Daí as questões de segurança sobre essa aplicação serem tão discutidas. Como qualquer um pode produzir e consumir conteúdo, os perigos são óbvios: contato com estranhos, consumo de conteúdo inadequado, abuso de colegas, e desafios inapropriados. 

Contato com Estranhos

O Tik Tok é uma rede social pública que expõe os conteúdos a todos os utilizadores da aplicação. Ou seja,  pessoas que não conhece podem entrar em contacto com o seu filho, sem qualquer espécie de filtro.

Conteúdo Impróprio

Mesmo com as definições em modo privado, todo o conteúdo é publicado no feed público, por isso o seu filho pode ficar exposto a conteúdo desadequado, violento ou até mesmo sexual. Avalie bem o perfil e o feed do seu filho com regularidade. 

Desafios

Na aplicação são lançados desafios com regularidade que variam entre acrobacias perigosas a nível físico, ter um cariz sexual ou suscitar comportamentos racistas, para além de fomentar pressão e ansiedade no seu filho. Logo é preciso analisar quais perfis seu pequeno está “se relacionando” dentro da rede. 

Como proteger o seu filho no TikTok?

É essencial que conheça e compreenda as tecnologias que os seus filhos estão a usar. A informação que recolher é fundamental para proteger o seu filho, através de determinadas medidas de segurança. Deixamos algumas dicas úteis:

Definições de Privacidade

Certifique-se que as definições de privacidade do TikTok estão no modo “privado”, assim garante que só as pessoas conhecidas conseguem contactar o seu filho e visualizar os seus vídeos. 

Pode também desligar a localização da app. Verifique regularmente as políticas de privacidade, muitas vezes são mudadas sem aviso prévio. Faça o mesmo para as contas do facebook e do Instagram dos seus filhos.

Escolha das Pessoas

Ensine o seu filho a aceitar pedidos de amizade apenas de pessoas que conhece. Esteja atento e deixe de ser amigo ou bloqueie os que não conhece ou que se sente desconfortável em ter como amigos. 

Certifique-se que apenas o seu filho apenas está a seguir pessoas adequadas à sua faixa etária. Faça isto em parceria com o seu filho, para que ele perceba a importância desta atitude.

Conteúdo Seguro

Esteja atento à partilha que o seu filho faz de detalhes da vida, como nome, localização, locais onde vai estar, etc. E preste particular atenção à utilização de hashtags. Esta é uma forma de procura que pode ser utilizada por pedófilos, por exemplo.

Crie uma Conta 

Umas das melhores formas de proteger o seu filho é visualizar o que se passa na própria aplicação Tik Tok. Por isso crie uma conta e vá visitar para ter uma boa noção do que se está a passar.

Lembre-se que a melhor forma de proteção é manter o canal da comunicação aberto, respeitando a individualidade e personalidade dos seus filhos. Gostou do nosso artigo? Compartilhe com outros pais para que todos fiquem atentos. 

Até a próxima! 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.