Blog

calendario header
24
fev
2023

Dicas para ensinar as crianças a lerem
Publicado em 24 de fevereiro / 2023

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização infantil deve começar no 1º ano do Ensino Fundamental, quando a criança tem por volta dos 6 anos de idade e espera-se que seja completada até o 2º ano do Fundamental.

Esse processo acontece grandemente por meio da escola, porém a família possui também um papel decisivo na evolução do aprendizado: motivar a criança e instigá-la com algumas atividades.

Por isso, se você quer saber como auxiliar o seu filho no processo de alfabetização, confira essas dicas que preparamos para ensinar as crianças a lerem.

 

1. Apresente o alfabeto

A alfabetização começa com um passo simples: conhecer o alfabeto. Comece apresentando as vogais, já que elas pertencem a um grupo de apenas cinco letras e possuem uma pronúncia mais fácil, e depois introduza as consoantes.

O objetivo aqui é que o pequeno aprenda o nome de cada letra, assim como o som que ela possui e entenda como reconhecê-la. Por isso, vale trabalhar com diversas atividades como jogos, brincadeiras e até músicas para gravar todo o alfabeto.

 

2. Explique a diferença entre símbolos, letras e desenhos

Antes de aprender a ler, qualquer símbolo ou palavra que for grafado em algum lugar vai parecer o mesmo para a criança, afinal, ela ainda não compreende o significado daquilo. 

Por isso, depois de apresentar o alfabeto, que tal mostrar diferença entre letras, desenhos e símbolos? Essa distinção tende a deixar mais fácil para a criança começar a compreender as histórias.

 

3. Mostre a ordem de leitura

Pode parecer óbvio para nós ler da esquerda para a direita, mas nem todas as culturas funcionam dessa forma. Os idiomas semíticos, como o arábe e o hebraico, por exemplo, são lidos da direita para a esquerda. Outro exemplo que você pode ter ouvido falar são os mangás, que são histórias em quadrinhos lidas “de trás pra frente”, pois esse é o modelo de leitura japonês.

Portanto, é importante que os pequenos entendam essa ordem para conhecerem o jeito certo de iniciar a leitura de um texto ocidental. Essa será a base para que a criança compreenda todo o processo e não comece com nenhuma dúvida.

 

4. Faça joguinhos com sílabas e vogais

Que tal ajudar a criança a juntar letras e formar sílabas? Esse método possibilita que ela una o conhecimento de vogais com consoantes e comece a conectá-las para produzir palavras.

Embora envolva bastante a memorização, você pode explicar como as letras se unem entre si e formam sons seguindo uma lógica: La, le, li, lo, lu… Fa, fe, fi, fo, fu. Aqui, é uma boa pedida trazer joguinhos de tabuleiro que trabalhem com sílabas, vogais e formação de palavras.

 

5. Trabalhe a associação entre sílabas e objetos

Depois que vocês praticarem bastante as sílabas, agora é hora de fazer associações entre o som da sílaba com algo que seja familiar para a criança como cores, animais, brinquedos, nomes de pessoas, entre outros. Essa associação familiar pode trazer ótimos resultados, já que a criança pode aprender mais rápido com o que está no cotidiano dela.

Logo, se a criança gosta de brincar de carrinho, por exemplo, você pode mostrar o brinquedo para ela e perguntar como é o som inicial da palavra que, neste caso, seria o CA. Na sequência, explicar as demais sílabas.

 

6. Introduza palavras simples

Quando você perceber que a criança já conhece as letras e sabe como uni-las para formar sílabas, vale apresentar novas palavras.  Assim, caso você apresente a palavra “bola”, pode citar a primeira sílaba “BO” e, na sequência, fazer a criança descobrir a segunda sílaba “LA”.

Para encontrar o LA, de “bola”, você e o pequeno podem procurar outro objeto que inicie com essa mesma sílaba como, por exemplo, “lápis”. Ao associar os sons, a criança vai entender que aquela sílaba pode se juntar à outra e, então, constituir a palavra “bola”. Esse entendimento vai facilitar o aprendizado.

 

7. Utilize caça-palavras e cruzadinhas

Conforme a criança for aprendendo vale utilizar alguns jogos para estimular o avanço, como caça-palavras e cruzadinhas. O caça-palavras pode ajudar muito na tarefa de ensinar a ler. Ele instiga a curiosidade da criança com o objetivo de fazê-la encontrar, no meio de várias letras espalhadas aleatoriamente, sequências que formam palavras.

Além dele, a cruzadinha é outra ótima atividade para auxiliar na alfabetização. Esse joguinho trabalha a concentração, o raciocínio e a memória da criança, além de apresentar novas palavras e reforçar as definições de cada uma. Mas lembre-se de respeitar o nível do seu filho, se o grau de dificuldade não for condizente isso pode desestimular o progresso.

 

8. Apresente bons livros infantis

Nada melhor do que estimular a leitura com boas histórias, não é mesmo? Ao fazer isso, você instiga seu filho a ter vontade de aprender a ler e escrever, o que potencializa o aprendizado consideravelmente. 

Trazer livros, quadrinhos e outros formatos de histórias deve despertar o interesse da criança na leitura, além de aumentar o vocabulário dela e ensinar muitas lições práticas para o cotidiano. 

 

Gostou das nossas dicas? Não deixe de estimular a capacidade de leitura do seu filho e garanta um valioso aprendizado para a vida toda.

 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.