Blog

calendario header
18
ago
2023

Conheça os benefícios de livros infantis interativos
Publicado em 18 de agosto / 2023

Os livros infantis interativos têm conquistado um espaço especial nas estantes e nas mentes das crianças, proporcionando uma abordagem inovadora e envolvente à leitura. Esses livros são uma categoria única de literatura que utiliza uma combinação de elementos visuais, sonoros, táteis e até mesmo tecnológicos para envolver as crianças na história. Esses elementos podem incluir abas que se movem, janelas para abrir, texturas para tocar e, em muitos casos, realidade aumentada ou QR codes que dão vida às ilustrações. Ao incorporar esses elementos, os livros interativos transformam a leitura em uma experiência multissensorial, onde as crianças são convidadas a explorar e participar ativamente da narrativa.

 

Os benefícios dos livros infantis interativos são vastos e impactam diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Primeiramente, eles estimulam o amor pela leitura desde cedo, ao tornar o ato de ler uma atividade empolgante e lúdica. Além disso, esses livros promovem habilidades cognitivas, como a compreensão de causa e efeito, aprimorando a capacidade de resolver problemas. A interatividade também fomenta a coordenação motora fina, uma vez que as crianças precisam manipular os elementos presentes no livro.

 

A linguagem também se beneficia, já que a combinação de texto e imagens ajuda a expandir o vocabulário e a compreensão de conceitos complexos. A interação com os elementos do livro também pode estimular a criatividade das crianças, encorajando-as a criar suas próprias histórias e desdobramentos. Além disso, a introdução de tecnologias como a realidade aumentada contribui para uma imersão ainda maior na narrativa, trazendo à tona a afinidade natural das crianças com dispositivos eletrônicos.

 

Agora que você já sabe como funcionam os livros interativos e quais os benefícios deles para os pequenos, que tal conhecer alguns títulos para poder estimular os seus filhos em casa? Confira alguns livros do gênero abaixo:

 

“Achados e Perdidos” por Oliver Jeffers

Este livro cativante combina ilustrações encantadoras com uma história interativa sobre um menino que encontra um pinguim em sua porta. As crianças podem ajudar o personagem a tomar decisões ao longo da história.

 

“Onde Está Wally? O Livro Mágico” por Martin Handford

Uma variação da famosa série de livros “Onde Está Wally?”, este título incorpora realidade aumentada para que as crianças possam procurar pelo Wally de forma interativa.

 

“Pressione Aqui” por Hervé Tullet

Com instruções simples como “Pressione aqui” e “Agite a página”, este livro leva as crianças em uma jornada de interatividade e criatividade, transformando a leitura em uma experiência única.

 

“Os 10 Amigos” por Dan Yaccarino

Este livro apresenta abas que as crianças podem mover para revelar os amigos escondidos em diferentes cenários, promovendo a descoberta e a coordenação motora.

 

“Quem Está Aí?” por Ana Paula Hoppe

Uma opção nacional, este livro convida as crianças a deslizarem abas para revelar animais escondidos, enquanto exploram belas ilustrações da fauna brasileira.

 

Em resumo, os livros infantis interativos oferecem uma abordagem inovadora para a leitura na infância, estimulando a imaginação, o aprendizado e a interação das crianças. Esses benefícios se estendem para além das páginas do livro, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo e criativo das crianças em seus primeiros anos de vida. Com a crescente diversidade de títulos lançados no Brasil e no mundo, as crianças têm a oportunidade de explorar mundos mágicos enquanto desenvolvem habilidades essenciais para o futuro.

 

Gostou de saber? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios da leitura de livros interativos durante a infância!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.