Blog

calendario header
16
out
2020

5 lições de vida que aprendemos com os professores
Publicado em 16 de outubro / 2020

No dia 15 de outubro foi comemorado o Dia do Professor e nós não poderíamos deixar passar essa data sem falar um pouco mais das influências que esses profissionais exercem em nossa vida. 

Desde os tempos de escola a figura do(a) professor(a) é muito importante na nossa vida, tanto para os estudos como para o comportamento que exercemos em sociedade. Isso mesmo, mais do que a aplicação de conhecimento técnico ou aprender como passar na prova, eles nos ensinam coisas que levamos para a vida.

Quer ver? Separamos aqui nesse artigo 5 lições que aprendemos com os professores e que servem para além da sala de aula.

01. Trabalho em equipe

Lembra daquelas atividades em equipe dentro da sala de aula? A ideia era bem mais complexa do que apenas facilitar o trabalho colocando mais de uma cabeça para pensar. O objetivo sempre foi ajudar a desenvolver também suas relações interpessoais.

Além disso, esse tipo de atividade nos instigou às resoluções de conflitos que poderiam comprometer nossas entregas em sala de aula. Pode ter certeza de que isso foi aprendido e aplicado muitas outras vezes na vida. 

Também foi nesse momento em que entendemos sobre os limites da opinião, que às vezes é importante ceder e estar abertos a outros pontos de vista. Os trabalhos em grupos também estimularam nossa confiança nos parceiros e amigos envolvidos no mesmo trabalho.

02. Comprometimento

A prova tinha data, hora e local marcados. Não dava pra atrasar, perder ou dar uma desculpa qualquer. Graças a rigidez no compromisso com aquilo que precisava ser entregue, nós fomos convidados ao senso de responsabilidade pessoal.

Começamos, a partir daí, a flexibilizar a rotina em detrimento daquilo que era importante. Talvez na época isso tenha sido um terror, mas hoje faz uma diferença enorme no jeito que vivemos e lidamos com as pressões do dia a dia. 

03. Responsabilidade com resultados

Ao se comprometer com os estudos, seja por qual fosse o motivo, assumimos um compromisso com os resultados. E se tem uma coisa pela qual somos cobrados o tempo inteiro, são resultados. Seja no trabalho, na vida pessoal, na faculdade ou qualquer outra área.

Saber que é preciso fazer algo muito bem feito para chegar no resultado esperado é um grande estímulo para desenvolver essa responsabilidade. E hoje, se adotamos essa postura, muito se deve às cobranças feitas pelos professores em tempos anteriores.

04. Lidar com consequências

Ao mesmo tempo em que se comprometer com o resultado nos ensinou muito, as consequências também mostraram um outro caminho. Lembra da frase “eu não lhe dei nota baixa, você se deu essa nota”? Pois é, ela é verdade. 

Às vezes ficamos irritados com uma correção dura e com os resultados que não conquistamos, mas não seriam eles apenas consequências do nosso esforço? Saber o que fazer com essa consequência foi fundamental para dar a volta por cima e no outro bimestre voltar a estudar para conseguir resultados melhores. 

05. Respeito e paciência

O ambiente de sala de aula é cheio de diferenças, ou seja, um ambiente muito plural. Independentemente se a escola é de rede pública ou privada, os professores acabam tendo que administrar muita coisa ao mesmo tempo. 

E eles carregam essa obrigação de estimular o respeito ao próximo, que acaba se refletindo em nós. Dificilmente crianças que assimilaram bem as questões de respeito na escola, enfrentam dificuldades para respeitar as pessoas ao seu redor. 

Além disso, a paciência com que fomos ensinados, corrigidos, em meio a tanta coisa acontecendo é indescritível. Graças aos professores, tivemos a capacidade de observar de perto o que é ser paciente e podemos aplicar isso em nossas vidas hoje, ainda que não seja nossa melhor virtude. 

Muito obrigado professor (a)

para finalizar, não podemos deixar de dizer nosso muito obrigado. Toda gratidão do mundo a esses profissionais que se dedicam quase que em tempo integral pelo melhor das crianças e adolescentes ainda na escola. 

Vocês são parte fundamental da nossa educação cívica e da nossa formação de caráter. E essa é a homenagem da Delta para vocês.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.