Blog

calendario header
19
nov
2021

Você conhece a higiene do sono infantil?
Publicado em 19 de novembro / 2021

A higiene do sono é um conjunto de hábitos que fazem com que o bebê ou a criança adormeça mais rápido e tenha um sono de qualidade. Essas práticas podem mudar de acordo com a idade, mas são benéficas em todos os aspectos.

Para saber como trazer esses hábitos para o seu filho continue a leitura e veja mais sobre a higiene do sono infantil.

Qual a importância da higiene do sono?

As dificuldades na hora de dormir podem acarretar diversos problemas para os pequenos, como mau-humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, ganho de peso, imunidade baixa e muitos outros. 

Por outro lado, se a criança dorme bem, isso impacta positivamente no seu sistema imunológico e também no seu humor. Por isso, investir em uma boa rotina de sono faz toda a diferença na qualidade de vida do seu filho.

Como colocar a higiene do sono em prática?

Dependendo da idade, a rotina noturna da criança será diferente. Veja algumas dicas de como aplicar a higiene do sono em cada fase.

Higiene no sono em bebês

Procure manter os mesmos horários para as atividades noturnas do bebê, como o banho da noite, a canção de ninar, a hora da historinha ou outras ações que façam ele relaxar. Coloque o seu filho na cama quando estiver sonolento, mas ainda acordado.

Ao aprender a adormecer sozinho, ele terá facilidade em voltar a dormir quando acordar de madrugada. Por isso, se precisar trocá-lo ou alimentá-lo a noite evite despertar o pequeno, mantenha a luz apagada e o ambiente silencioso. 

Higiene do sono em crianças em idade pré-escolar

As crianças em idade pré-escolar também podem sentir dificuldade na hora de dormir e, novamente, a rotina de sono é uma boa aliada. Estabeleça horários consistentes para o sono, com atividades que relaxem o pequeno.

Evite distrações como videogames, televisão e celular, que deixam a criança mais alerta. Faça com que relaxe tomando um banho, ouvindo uma historinha ou indo para a cama com o brinquedo favorito, desde que este não o machuque durante o sono. Veja também se ele não sente fome ou vontade de ir ao banheiro, isso evitará que desperte durante a noite. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe essa informação e ajude outros pais a colocar em prática a higiene do sono infantil.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.