Blog

calendario header
22
out
2021

Saiba como descobrir e desenvolver os talentos do seu filho!
Publicado em 22 de outubro / 2021

Desde o nascimento da criança os pais já começam a se preocupar com o seu futuro, como será o seu desenvolvimento e a melhor maneira de prepará-lo para a vida adulta. Por conta disso, é comum que eles procurem descobrir logo cedo quais as aptidões do filho.

Alguns talentos podem se desenvolver mais tardiamente, porém é possível sim identificar alguma vocação ou habilidade no pequeno logo cedo. Continue lendo o texto para ver qual a melhor maneira de fazer isso.

Como os talentos aparecem?

Primeiro de tudo, é importante saber que as interações pós-parto, incluindo família, cuidadores, escola, ambiente socioeconômico e demais, têm um papel relevante no desenvolvimento das aptidões inatas na criança. 

A partir do nascimento começa o período de neurodesenvolvimento e durante esse tempo as características que possuímos vão se moldando. A genética é responsável por cerca de 75% dos nossos atributos, sendo os 25% restantes resultado das interações com o ambiente à nossa volta.

Por isso mesmo que alguns talentos podem ser herdados de família, como a capacidade de cantar, dançar ou de fazer cálculos muito bem. Porém, esse não é o único fator a se levar em conta ao procurar por aptidões nos pequenos. 

Identificando talentos

É justamente nessa etapa de desenvolvimento, que os pais podem buscar identificar as aptidões dos pequenos. Para isso eles podem apresentar atividades, incentivar a persistência, motivar e observar os resultados. 

Para ter certeza de que uma atividade desperta verdadeiro interesse na criança deve-se observar a sua evolução por um tempo. Isso pode levar alguns meses, mas só assim para ter certeza de que o pequeno gosta do que faz. Algumas dicas para dar o pontapé nesse desenvolvimento incluem:

  • Apontar figuras distinta para estimular a atenção visual;
  • Contar pequenas histórias usando interpretação e gesticulação, a partir dos dois anos;
  • Ler histórias e pedi-la para recontar, também a partir dos dois anos;
  • Estimular a criança a ler e a ouvir leitura de histórias com os pais, dos seis aos 12 anos;
  • Estimular o conhecimento pré-matemático ensinando noções como “pouco” e “muito” (quantidade), “perto” e “longe” (distância), “fino” e “grosso” (espessura), “pequeno” e “grande” (tamanho), “dentro” e “fora”, “pesado” e “leve”, “em cima” e “embaixo”; e só depois partir para os números. Podendo ser dos dois aos quatro ou cinco anos.

Desenvolvendo talentos

Introduzindo atividades como estas torna-se mais simples identificar se o pequeno possui aptidão para leitura, interpretação, comunicação ou números. Com isso será possível direcionar melhor os seus talentos.

A partir dos sete anos as crianças passam a ter a capacidade de decidir quais atividades realmente querem fazer e quais não. Portanto, se atente para o que seu filho tem a dizer, já que fazer uma atividade por obrigação pode deixá-lo muito frustrado.

O melhor para os pais é oferecer meios para que o pequeno possa desenvolver seus talentos e aptidões, dando o seu apoio, mas nunca o obrigando a algo que ele não se sente bem em fazer.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros pais a desenvolverem melhor o talento dos seus filhos. Em breve voltaremos com mais dicas sobre a infância.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.