Blog

calendario header
22
set
2022

A relação de pets de estimação com o desenvolvimento infantil
Publicado em 22 de setembro / 2022

Não é segredo para ninguém que crianças adoram animais, sejam eles quais forem. Porém, os pais podem ficar na dúvida sobre qual o melhor momento para trazer os pets à vida de seus filhos e se eles irão conseguir se adaptar bem.

Pois se você está pensando nessa adaptação, já fique sabendo que os animais de estimação trazem inúmeros benefícios ao desenvolvimento infantil, como contribuir para a coordenação motora, expressão pessoal, além do senso de responsabilidade.

Ficou interessado? Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens que um amigo de quatro patas pode trazer para a vida dos seus filhos.

Qual a idade certa para meu filho ter um pet?

A chegada de um animal de estimação deve ser motivo de alegria para toda a família! Porém, mais do que diversão, o pet também acompanha uma série de obrigações. Então, além de um símbolo de companheirismo, esse bichinho ainda pode ensinar para os pequenos muito sobre a vida.

Não existe uma idade ideal para introduzir os pets na vida das crianças, porém a interação entre eles vai variar de acordo com a faixa etária do pequeno. Por exemplo, crianças de até dois anos não irão conseguir cuidar do bichinho, mas a simples convivência ajuda bastante no seu desenvolvimento da ocitocina e do prazer.

Já as crianças um pouco maiores podem dar comida e água para o pet e também ajudar na hora de passear. Isso começa a fortalecer o seu senso de responsabilidade. Agora, os pequenos a partir dos 7 anos tem como consumir conteúdos a respeito do animal, conhecendo os seus comportamentos e, assim, desenvolvendo as próprias emoções junto.

Benefícios dos pets de estimação para crianças

Como já falamos, os animais de estimação proporcionam mais do que companheiros e diversão. Com eles o seu filho também fortalece questões como:

1. Socialização

Os pets são uma excelente fonte de interação para as crianças, principalmente aqueles que gostam de brincar. Então, através das conversas com o bichinho e os momentos de diversão, a habilidade social do seu filho vai se desenvolvendo.

2. Responsabilidade

As crianças têm tendência a se apegar facilmente aos seus animais de estimação, por isso se torna mais fácil para os pais explicarem a importância das tarefas do dia a dia, como trocar a água, colocar comida e limpar a área das necessidades. Dessa forma o pequeno entende que as suas atitudes irão proporcionar uma vida melhor ao pet.

3. Emoções

A vida é feita de altos e baixos, e por mais que seu filho ainda seja pequeno ou esteja crescendo, é importante mostrar, aos poucos, que existem momentos difíceis. Os animais de estimação para crianças ajudam a fortalecer as emoções boas e também a enfrentar situações tristes.

4. União familiar

Seja para ir ao parque com o pet, passear pelo bairro ou simplesmente ter um momento em família em casa, a verdade é que os laços se estreitam ainda mais em situações assim.

Qual o melhor pet de estimação para uma criança?

Para escolher o melhor bichinho para a sua família é preciso levar em conta alguns fatores como: espaço disponível, tempo necessário com cuidados e afinidade com espécies ou raças. Veja abaixo os principais pets para crianças.

Cachorros

Os cães são muitas vezes os favoritos pelas crianças, principalmente por serem extrovertidos e leais. Entretanto, os cuidados são maiores, pois demandam bastante atenção, atividade física e higienização. 

Raças como Golden Retriever, Labrador, Shih-tzu e Buldogue francês costumam se dar bem com os pequenos. Mas não dispensa uma ida a abrigos de animais na hora de procurar um pet.

Gatos

Os felinos são conhecidos por sua independência e personalidade tranquila, mas ainda gostam de brincar! A lista de cuidados com esse pet não é tão extensa como a dos cachorros, pois vivem bem dentro de casa e ficar sozinho pode não ser um problema para eles.

Raças como Persa e Siamês costumam ser bastante amorosas, mas nada impede que você procure um companheiro para o seu filho em um abrigo de animais.

Roedores

Para quem vive em apartamentos ou casas sem quintal, os roedores representam uma ótima opção de pet. Tanto o coelho como o porquinho-da-Índia e os hamsters estão entre os mais fáceis de cuidar. 

Porém, atenção! Esses bichinhos são delicados, sendo assim, para crianças com poucos anos de idade, que gostam de apertar, querem mexer e abraçar, eles não atendem as expectativas. Os roedores vão acabar mordendo ou se irritando com facilidade por conta do alto contato.

Peixes

Falta espaço na sua casa ou o pequeno é alérgico a pelos? Que tal investir em peixinhos? O aquarismo para crianças oferece diversos benefícios para o desenvolvimento, desde preocupação com o meio ambiente até estímulo para a imaginação.

O peixe betta está entre os melhores para crianças, pois é uma espécie que vive bem sozinha e não precisa de um espaço amplo. Outras opções são os kinguios e os tetras.

Gostou das nossas dicas? Ter um amigo de quatro patas faz muito bem, mas lembre-se de sempre conversar com as crianças antes de adotar um bichinho, para ter certeza de que ela sabe que deve ajudar com o bem-estar dele.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.