Blog

calendario header
24
jun
2022

Primeiras experiências das crianças com a natureza
Publicado em 24 de junho / 2022

Estimular atividades em contato com a natureza é essencial para os primeiros anos de vida da criança, nos quais ela está conhecendo e explorando coisas novas. E por que isso é importante? Ora, entender os animais, plantas e seres vivos é fundamental para que o pequeno entenda melhor o mundo ao seu redor.

Neste artigo falaremos sobre como as primeiras experiências com a natureza auxiliam no desenvolvimento infantil. Acompanhe.

A importância do contato com a natureza para as crianças

Ao estabelecer um contato desde cedo com a natureza, a criança é estimulada a garantir hábitos de vida saudável, praticar exercícios físicos e ainda contribui para o seu bem estar emocional. 

Assim, de modo geral o contato com a natureza contribui para:

  • Incentivar o bem-estar físico e mental das crianças;
  • Melhorar o processo de aprendizagem e o desempenho escolar;
  • Estimular as habilidades socioemocionais e o convívio social.

Dessa forma, entendemos que o oposto, ou seja, a falta de contato com ambientes naturais, tem o efeito oposto na vida dos pequenos. Por isso, eles podem ter seus sentidos limitados pela falta de possibilidades na hora de explorar o mundo conhecido. Pense bem, quando se passa a maior parte do dia entre paredes, suas chances de descobertas são reduzidas, não é mesmo?

Dicas para estar mais em contato com a natureza

Para incentivar esse contato mais próximo desde o início, colocar em prática atividades em família ao ar livre já é uma ótima ajuda. Outras dicas para ajudar nessa tarefa incluem:

Ser um exemplo

Quando falamos sobre a importância do contato com a natureza para os pequenos, isso pode servir para os adultos também! Por isso, invista em passeios e atividades físicas ao ar livre, como caminhadas ou trilhas. Assim, você mostra para as crianças como estar em contato com ambientes naturais é prazeroso.

Outra dica é criar uma horta caseira. Não precisa de muito, até mesmo em apartamentos você irá conseguir fazer uma. Ter um cantinho verde e encorajar o contato diário com as plantas, as flores e até os vegetais pode ser muito divertido.

Proponha brincadeiras ao ar livre

Entendemos que é cada vez mais comum para as crianças passarem horas em frente a diferentes telas, seja tv, computador ou celular. Por isso, que tal fazer diferente e incentivar atividades ao ar livre?

Fazer um acampamento ou um piquenique no fim de semana pode ser um ótimo passeio de família. Outros jeitos de aproveitar a natureza incluem fazer brincadeiras em uma rua tranquila e arborizada ou realizar um passeio de bicicleta em alguma praça verde próxima.

Incentive a prática de esportes

Diversas práticas esportivas envolvem atividades em ambientes abertos, como futebol, ciclismo e natação. Estimular esse tipo de esporte vai ajudar não só com o contato com o ar livre, como também na saúde dos pequenos.

Não esqueça de combinar essas atividades com uma alimentação equilibrada e pronto! Um estilo de vida ativo e saudável pode fazer toda a diferença no presente e no futuro das crianças.

Conheça destinos turísticos

Que tal investir em um passeio mais prolongado para ter contato com a natureza? Conhecer destinos turísticos, como praias, parques nacionais, florestas e outros locais com riquezas naturais pode ser muito especial para as crianças. 

Com certeza, essas viagens e passeios irão proporcionar momentos mágicos e criar lembranças inesquecíveis na vida dos pequenos.

Gostou das nossas dicas? Comece colocando a sua preferida em prática e incentive desde cedo o contato com a natureza nas crianças. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.