Blog

calendario header
09
jul
2021

Os medos mais comuns em cada fase da infância
Publicado em 09 de julho / 2021

É comum que imaginação e realidade se misturem na mente de uma criança, por isso quando elas sentem medo o sentimento tende a ser muito intenso. Cabe aos pais estar ao lado dos filhos e os ajudar a superá-los.

Os medos infantis são geralmente mais acentuados entre os 4 e 6 anos de idade, passando a diminuir a partir dos 7, quando a criança começa a compreender melhor os acontecimentos à sua volta.

Para ajudar os pais a identificarem vários dos medos que aparecem na infância e saber como lidar com isso junto aos seus filhos, trouxemos alguns exemplos de temores comuns, além de dicas para superá-los. Acompanhe a seguir.

De 7 meses a 1 ano e meio 

Aqui a criança já distingue rostos familiares, por isso pessoas estranhas podem assustá-la. Ambientes e objetos novos também devem ter esse efeito. Outro medo comum dessa fase é o de perder os pais, pois eles acham que as pessoas desaparecem quando não estão em plena vista.

Para ajudar com essas reações, o pai, a mãe ou o responsável precisam estar presentes quando o pequeno for exposto a situações novas e pessoas estranhas.

De 1 ano e meio a 3 anos

O pequeno começa a entender relações de causa e efeito e passa a experimentar uma falta de controle sobre o mundo, dessa maneira pode ficar com medo do escuro, de barulhos altos e criaturas imaginárias. Pessoas de máscara ou fantasia também podem assustá-la.

Os pais devem se posicionar de modo a mostrar à criança que uma fantasia ou máscara é apenas uma roupa diferente, mas se ela não gostar, não force o contato. Sobre os monstros imaginários, o pai e a mãe também devem ficar do lado do filho, procurando com ele pelas criaturas para demonstrar que o quarto é seguro.

De 3 a 4 anos

Nesta fase o medo de monstros imaginários, fantasmas e da escuridão se intensifica. Também existe o temor de se perder e ficar sozinho.

É muito importante que os pais respeitem a criança, permitindo que ela expresse seus medos e lhe explicando que nada acontecerá de mal. Sobre o medo de se perder, faça o pequeno decorar seu nome inteiro e o telefone do pai ou responsável, use isso para ensiná-lo como pedir ajuda em uma situação estranha.

A partir dos 5 anos 

Aqui os medos infantis se tornam mais concretos, a criança passa a temer bandidos ou se machucar, ser deixado na escola, e também personagens de terror.

Esse tipo de insegurança pode melhorar com diálogo. Para o medo de bandidos, por exemplo, reforce com o pequeno a importância de ficar perto de adultos conhecidos. Falando da escola, diga que tem sempre alguém para cuidar deles lá e por isso eles não ficarão abandonados.

A partir dos 6 anos

Neste estágio de desenvolvimento a criança já tem um melhor senso de realidade, por isso começa a ter medo da própria morte e também da dos pais, pois já sabe que esse é um acontecimento irreversível. Outro temor que aparece é o de ser criticado.

Os pais podem ajudar o pequeno tratando perguntas sobre morte de maneira delicada, mas natural, sem inventar histórias absurdas que possam confundir a criança. Já sobre as críticas, procure explicar como elas nos ajudam a melhorar e evoluir.

A presença de medos infantis faz parte do desenvolvimento da criança, por isso os pais precisam lidar da melhor forma possível para que os pequenos tenham como superá-los. 

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e em breve voltaremos com mais dicas sobre a infância. Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.