Blog

calendario header
20
ago
2020

Como as crianças constroem a realidade através do brincar?
Publicado em 20 de agosto / 2020

O que as brincadeiras representam para as crianças? A resposta é simples: um universo imaginário repleto de liberdade, criatividade e expressão. 

Ao imergir no mundo de suas invenções, ao transformar uma caixa em ônibus espacial, um rolo de papelão em luneta ou um monte de meias em bola, a criança conjectura uma realidade particular. 

Brincando com esse novo universo ela consegue projetar seus sentimentos, se expressar da maneira que se sente mais à vontade. Independentemente do espaço, seja em casa, na escola ou outros lugares, as brincadeiras ajudam a criança a construir e entender a realidade de maneira lúdica. 

Imaginação com espaço de autonomia 

Você lembra do quanto levava a sério as brincadeiras da infância? Encarar a imaginação como algo concreto e real, é uma especialidade das crianças. Transformar e ressignificar as coisas, faz parte do modo de dizer algo, mesmo que por meio de brincadeira. Para os pequenos é muito importante o contato com possibilidade de imaginar.

Isso porque a imaginação serve como um espaço de total autonomia. Semioticamente falando, podemos ver uma releitura dos signos pré determinados. É possível ver facilmente que uma criança realiza o impensado por meio das brincadeiras, pois tem essa autonomia de moldar a realidade conforme a sua necessidade momentânea. 

Uma comida de mentirinha passa a ser a mais deliciosa refeição do dia, um castelo de areia abriga princesas, monstros, perigos e felicidades reais. O diálogo desenvolvido entre os bonecos é facilmente uma situação lógica e possível. Tudo isso faz parte de uma tentativa de contar o que é enxergado como realidade ou um vislumbre involuntário do futuro desejado.

Outra coisa que acontece a partir da imaginação é a construção de narrativas que podem ser interpretadas como a construção do mundo real por meio do que se entende como brincadeira. A absorção de valores, novidades e cultura sempre agregarão novos aspectos na diversão e no inventário de possibilidades que será utilizado dentro do imaginário infantil. 

A arte com intermediadora 

Uma das possibilidades mais fortes para estimular a inventividade e a criatividade é a arte. Normalmente o exercício artístico ainda na infância ajuda muito nas formas de expressão da criança. É importante entender que a arte pode ser utilizada como ferramenta, uma intermediadora entre a realidade construída na brincadeira e a expressão da então visão de mundo dos pequenos.

Por meio da arte, seja ela qual for, é possível entender a comunicação das crianças. Desenhos, pinturas, danças ou artesanato, a arte será uma das formas de aflorar a imaginação e o resultado dela é um reflexo espontâneo dos sentimentos da criança. Tudo tem muito a ver com o aprendizado e experimentação possibilitada por meio das brincadeiras pensadas e executadas.

| Leia o nosso artigo sobre o papel da arte na educação infantil clicando aqui

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe com os amigos e fique atento às nossas redes sociais e ao nosso blog para sempre estar atualizado das nossas promoções, informações e materiais novos para você. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.