Blog

calendario header
14
ago
2020

O papel da arte na educação infantil
Publicado em 14 de agosto / 2020

Quem não gosta de arte? É complicado chegar a uma conclusão dessas quando entendemos que boa parte das nossas formas de lazer estão atreladas a arte. Seja cinema, artes plásticas, música, dança, poesia ou qualquer outro tipo, estamos praticamente o tempo inteiro consumindo arte.

As crianças geralmente possuem uma ótima relação com as atividades artísticas, desde a pintura aos filmes e musicais infantis. Logo é possível perceber que a arte tem um papel fundamental no desenvolvimento humano, pois absorvemos dela suas formas e seus conteúdos. 

Além disso, vale ressaltar que a arte na educação infantil favorece a imersão das crianças em suas próprias formas de expressões e linguagens. Quer entender mais sobre esse papel fundamental que a arte tem no desenvolvimento infantil? Continue a leitura e vamos conversar sobre isso.

As primeiras expressões

A arte é uma das primeiras formas de expressão de uma criança, seja por simples atividade como colocar algodão no desenho do coelho que está na capa da prova ou em experimentação de cores e tintas pelo próprio corpo. O fato é que essas bagunças descoordenadas por hora, são maneiras genuínas de entender um pouco mais de sua própria coordenação motora e até dos próprios sentimentos. 

Além disso, ao ser estimulado, o exercício da arte pode ser de fundamental importância no desenvolvimento social e nas percepções de mundo de cada indivíduo. Desde a infância, o contato com a arte pode conscientizar inclusive sobre o lugar de cada um na sociedade. É fato que as primeiras expressões da criança são de fato o choro e o riso, é a forma natural de se comunicar e relatar os próprios sentimentos. 

Com o passar dos anos, o desenho e o canto passam a ser atividades aprendidas e que podem/devem ser interpretadas como forma de expressão. No caso dos desenhos, desde a escolha das cores à estabilidade dos traços de acordo com cada idade, podemos analisar alguns sentimentos impressos por meio da arte. 

Aflorando a imaginação

Vale ressaltar que a arte é um poderoso estímulo criativo para todas as pessoas. Com as crianças ela não funciona de forma diferente. Quando falamos de arte, falamos de possibilidades inúmeras em relação à forma como queremos nos expressar. E a mente da criança, até chegar à conclusão de qual a melhor forma de expressão, cria um mundo inteiro de opções.

Um tipo de interação artística que, por exemplo, pode aflorar ainda mais a imaginação dos pequenos é a contação de histórias. Por meio da literatura as crianças podem desenvolver sua capacidade de imaginar e aumentar seu repertório de conhecimento, podendo até replicar aquilo que imaginaram em outros âmbitos da arte.

É válido que você, enquanto tutor, viabilize a experimentação artística das crianças. Assim elas poderão criar algum tipo de identificação mais rapidamente e até mesmo descobrirem um jeito de se expressarem de maneira criativa. Que tal deixar o pequeno completar as lacunas de uma história ou mostrar como se dança um estilo de música totalmente novo? 

Estímulo por meio da interação

Como falamos no outro tópico, é muito importante que um adulto estimule esse senso criativo por meio da arte em uma criança, criando oportunidades para o exercício artístico. É preciso dar a confiança para a criança se movimentar, sujar, abraçar o mundo com seu próprio corpo, desenvolver suas habilidades sem limitações. 

Sim, o nosso senso estético já determinado de acordo com aquilo que aprendemos apreciar não deve ser um obstáculo para a livre expressão da criança. Mais do que controlar o ambiente de criação, é importante participar junto. Dar total confiança para a experimentações e para o descobrimento daquilo que agrada a ela. 

Dessa forma, a educação torna-se mais completa, eficaz e colabora para o desenvolvimento de sua linguagem. O adulto não pode em momento algum limitar essa expressividade, pois isso pode resultar em um indivíduo mais tímido e retraído em suas formas de linguagem, sejam corporais, escritas ou qualquer outra. 

Se você precisa de materiais para começar a criar um ambiente de estímulo artístico para os seus filhos, conte com a Delta. Temos um catálogo repleto de opções para você escolher, se divertir e criar junto aos pequenos. 

Gostou do artigo? Compartilhe com alguém!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.