Blog

calendario header
11
jun
2021

O seu filho ainda tem medo de dormir sozinho? Confira 5 dicas para lidar com isso
Publicado em 11 de junho / 2021

Crianças muito pequenas, a partir de 2 ou 3 anos, já começam a desenvolver mais sua imaginação. Com isso, um quarto escuro tende a se tornar bem assustador e ela pode pensar em monstros se escondendo atrás do armário ou embaixo da cama.

A separação dos pais na hora de dormir representa uma falta de proteção diante desses terrores, então pode acontecer de a criança buscar refúgio na cama dos adultos durante a noite. Assim, cabe à mamãe e ao papai acalmarem esses medos a fim de que o filho esteja preparado para desafios futuros.

Se o seu pequeno está com dificuldades para dormir sozinho, algumas dicas podem ajudar a tornar essa situação mais fácil. Veja tudo no artigo abaixo. 

01.Prepare o terreno para a hora de dormir

Uma boa dica é criar uma rotina para a hora de dormir, assim a criança já entende em qual momento vai acontecer a separação dos pais. Pode fazer parte desse ciclo o ato de vestir o pijama, escovar os dentes e deitar para contar uma história ou cantar uma canção de ninar. Desse jeito, o pequeno aprende a diferenciar o momento de ficar com os adultos e o de estar sozinho na cama. 

Agora, um dos motivos que podem levar a criança a ir ao quarto dos pais é se ela precisar se levantar durante a noite. Para isso, evite que ela coma refeições pesadas, beba muito líquido ou faça atividades físicas estimulantes perto da hora de dormir. Com menos interrupções do sono, fica mais fácil para o pequeno dormir sozinho.

02.Crie o hábito cedo e não ceda a sua cama

É normal que a partir dos 10 anos de idade a criança procure o seu próprio espaço de sono. Porém, quanto mais cedo os pais estimularem essa prática, mais fácil fica fazer a transição de sair da cama dos adultos para dormir sozinho.

Outro ponto importante é não criar o costume de ceder as suas camas para o pequeno. Caso ele precise acordar à noite por conta de sede, uma ida ao banheiro ou até mesmo pesadelos, estimule-o a retornar para o próprio quarto em vez de ficar no seu. Isso pode passar a mensagem de que tudo bem dormir com os pais e acabar criando um hábito.

03. Estimule a autonomia da criança

Durante o dia existem diversas atividades que as crianças podem desenvolver por conta própria. Estimular ela a se vestir, comer e arrumar seu quarto sozinha a ajuda a adquirir autonomia e confiança. Então, ter esses momentos de solidão previnem o excesso de dependência por parte dos pequenos e facilitam na hora de dormirem desacompanhadas.

Mas para tornar essa separação mais fácil, além de diminuir a dependência, também é possível criar momentos em família fora do quarto. A criança pode sentir falta da companhia dos pais durante a noite, por isso se ela tiver mais situações familiares prazerosas durante o dia, não vai parecer que a hora de dormir é uma renúncia a isso. 

04. Retire os apoios progressivamente

Para tornar a separação noturna menos estressante, outra dica é fazer isso aos poucos. Comece saindo de dormir sempre com a criança, fazendo isso apenas duas vezes por semana. Nos dias em que ela irá dormir sozinha, fique sentado um pouco ao seu lado e combine a hora de dar boa noite.

Tenha certeza também de criar um ambiente confortável para o pequeno. Se utilize de objetos tranquilizantes, como uma pelúcia ou cobertor favorito e também uma luz noturna para afastar a total escuridão do quarto.

05. Ajude a enfrentar os medos

Por conta da imaginação fértil, muitas crianças podem ver criaturas aterrorizantes na escuridão ou nas sombras do quarto. É importante que os pais não desprezem esses medos, pois isso não vai ajudar os pequenos a superá-los.

O ideal é que os papais e mamães sejam um apoio aos seus filhos na hora de superar esses medos. Eles podem fazer uma inspeção no quarto junto aos pequenos para garantir que não há monstros, também contar histórias ou cantar canções para distrair dos terrores e enfeitar o ambiente com figuras tranquilizantes, como super-heróis ou fadas. 

Pronto, agora é só colocar essas dicas em prática e garantir que o seu pequeno vai conseguir dormir sozinho e muito bem. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros pais a realizar essa transição de forma leve com seus filhos. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.