Blog

calendario header
13
mai
2019

Nem tudo que está na internet é verdade: 5 cuidados para manter as crianças seguras na internet
Publicado em 13 de maio / 2019

Como criar uma relação saudável entre as crianças e o uso da internet? Em meio a tantas notícias sobre personagens falsos e conteúdos impróprios incluídos dentro de vídeos aparentemente inocentes, como o caso da Boneca Momo, acabamos em estado de alerta ao tema: precisamos estar conscientes da importância de manter nossos pequenos e pequenas seguros no ambiente digital. E sim, isso é possível!

1. Converse.

Construa um laço de confiança entre você e seu pequeno. O diálogo em casa é fundamental e esclarecedor para que as crianças compreendam riscos e saibam lidar com situações em que você não esteja por perto. Neste momento, vale o bom senso para levar em conta a idade do seu pequeno e o quanto ele está preparado para compreender cada assunto. Busque uma abordagem que corresponda à idade dele.
2. Monitore com frequência.

Nos primeiros anos de vida, os pequenos não possuem repertório suficiente para distinguir o que é real e o que é fantasia. Toda informação a que as crianças são expostas no início da vida pode ser compreendida por elas como
algo que pertence à realidade. Por isso é nosso papel acompanhar de perto para garantir que a criança absorva apenas aquilo que é adequado.
3. Estabeleça limites.
Que as crianças da Geração Alpha são apaixonadas por tecnologia, todo mundo já sabe. O desafio dos pais é saber utilizar essa intimidade toda que os pequenos tem com os dispositivos tecnológicos para potencializar o seu
desenvolvimento, e que faz toda diferença. Os estímulos são saudáveis sem excessos. Estabeleça quanto tempo os
pequenos podem utilizar o celular, tablet ou TV por exemplo. Brincadeiras entre amiguinhos, debates e atividades ao ar livre podem ser complementadas com desenhos e jogos que tragam conhecimento e reforcem valores entre os pequenos.
4. Nunca subestime desenhos rotulados como “infantis”.
O alerta aqui é para conteúdos aparentemente inofensivos disponíveis abertamente na internet. Frequentemente são polemizados na mídia vídeos falsos que já chegaram a fazer parte da lista de conteúdos relacionados dos desenhos que as crianças assistem.
5. Tenha plataformas infantis seguras como aliadas nessa missão.
Os filtros de recomendação que sugerem conteúdos infantis não são o suficiente. O YouTube Kids, por exemplo, alerta sobre sua função de bloquear conteúdos denunciados que  “nenhum filtro é 100% preciso”.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.