Blog

calendario header
26
mar
2021

Geração Alpha: entenda as crianças nascidas a partir de 2010
Publicado em 26 de março / 2021

Você sabe quem são as crianças da Geração Alpha? Essa geração é muito diferente das anteriores e não somente pela idade. 

As crianças nascidas a partir de 2010 tem como grande característica o desenvolvimento junto às novas tecnologias do mundo. Elas vivem 100% conectadas! 

O sociólogo australiano Mark McCrindle foi quem criou esse termo e ele também afirma que essa geração já nasce acostumada, desde cedo, a buscar informações para se entreter.

Você tem alguma criança que faz parte dessa geração dentro de casa? Vamos entender mais do assunto. Continue a leitura desse artigo que preparamos para você. 

Quais as principais características da geração Alpha?

Você se considera ágil com as redes sociais ou sistemas operacionais de smartphones e tablets? Então é hora de olhar para essa criança nascida em 2010 e admitir que ela manda muito melhor com isso do que você.

Essa é uma das principais características da geração alpha. Com o crescimento em um mundo já repleto de tecnologias avançadas, eles se adaptam muito melhor a esse universo de busca pela informação. Tornam-se, assim, mais técnicos e ágeis na hora de aprender. 

As crianças dessas gerações geralmente recebem os mais variados estímulos que permitem um maior desenvolvimento de áreas específicas, como a criatividade para resolução de problemas. 

Os indivíduos pertencentes a esta geração têm certa facilidade para aprender, por exemplo, a trabalhar com programação. Além disso, gostam de ser os protagonistas da informação, colocar a mão na massa e ser peça chave no processo de aprendizado. 

Não apenas sobre receber informações, as crianças da geração Alpha possuem a necessidade de interagir, gostam disto e também da experiência. Daí surgirem tantos à cultura maker, por exemplo. 

Como se comunicar com as crianças dessa geração? 

Vamos entender que a primeira coisa é fazer com que os diálogos sejam cada vez menos hierárquicos. Nada dessa posição de superioridade por apenas ser pai ou mãe, isso não vai funcionar. Seja didático, por mais que isso não tenha sido aprendido na sua relação familiar.

É necessário se aproximar dos filhos sem intenção de apenas emitir uma mensagem sem questionamentos. Experimente conversar de verdade, ouvir as necessidades e indagações. Faça dessa, uma relação de troca. Assim a comunicação entre vocês será mais efetiva. 

Geração Alpha e o mercado de trabalho 

Pode parecer cedo para pensar nisso, mas é extremamente necessário fazermos algumas previsões do que podemos esperar dessa geração no mercado de trabalho.

Como já dissemos, por meio dos constantes estímulos recebidos pelo frequente contato com a tecnologia, as crianças da geração alpha têm muita facilidade de aprendizado.

A adaptação e flexibilidade para aprender e para lidar com diferentes ambientes é um trunfo dessa geração. Provavelmente serão profissionais dispostos a lidar com tecnologia de maneira fluida e fácil. 

Estima-se que o nível educacional dessa geração supere as anteriores. Um ponto forte é a fácil adaptação ao ensino à distância, por exemplo. Essa geração pode ser considerada muito mais autônoma na busca por conhecimento. 

E você, o que acha? Será que essa geração será tão desenvolvida como esperamos? Bom, resta esperar e tentar ajudar! Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e fique ligado, semana que vem temos mais materiais para você. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.