Blog

calendario header
22
abr
2022

Estímulo do uso de cores para o desenvolvimento das crianças
Publicado em 22 de abril / 2022

Um dos ensinamentos mais básicos na educação infantil é o reconhecimento das cores, pois imagens coloridas costumam encantar bastante as crianças e despertar a sua curiosidade.

Esse tipo de conhecimento acaba se tornando valioso para o progresso dos pequenos, contribuindo com o raciocínio lógico, o aumento do vocabulário e muito mais.

Pensando nessa importância, no artigo de hoje iremos falar mais sobre como o uso das cores atua no desenvolvimento das crianças.

Quais os benefícios das cores na educação infantil?

Já exemplificamos algumas das vantagens que o aprendizado sobre as cores traz para o desenvolvimento infantil. Agora, vamos explorar mais alguns desses benefícios.

Coordenação motora

Ao colorir a criança precisa movimentar mãos, dedos, pulsos e braços, a partir dos chamados movimentos finos. Essa atividade é essencial para treinar a manipulação de pequenos objetos e também para o aprendizado posterior da escrita.

Concentração e coordenação dos olhos

Ao aprender sobre as cores, colorir e construir objetos coloridos, o pequeno desenvolve a capacidade de concentração e a coordenação dos olhos, o que é importantíssimo para ter noções de foco e atenção plena.

Noção de espaço e limites

Quando a criança está colorindo um desenho pronto, ela precisa ficar atenta aos limites impostos pelas linhas da ilustração, ao mesmo tempo em que trabalha a combinação de cores. A partir disso, a criança ganha noção de espaço, estrutura e limites.

Associação

Ao aprender sobre as cores, as crianças ficam mais atentas ao universo colorido que está ao seu redor. A partir disso, passam a observar que determinadas coisas possuem cores específicas, como o azul do céu, a grama verde e o branco das nuvens. Ou seja, os pequenos passam a conseguir fazer associações de cores com objetos.

Atividades sobre o uso de cores

Ao ter acesso a atividades que estimulam o reconhecimento e uso das cores, as crianças tendem a desenvolver melhor suas habilidades e exercitar a compreensão de mundo. Por isso, tanto na escola quanto em casa é importante explorar esse tipo de exercício. 

Para encorajar a exploração do mundo das cores pelos pequenos, os pais e pedagogos podem apostar em atividades como: 

  • Um mural coletivo sobre o conhecimento das cores, com diferentes materiais, desenhos e objetos;
  • Uso de formas geométricas coloridas a fim de que sejam identificadas pela cor;
  • Observação da natureza, com identificação e reprodução de suas cores;
  • Pinturas de dedo para explorar a combinação de cores, assim como noções de espaço;
  • Atividades que envolvam associação de cores a objetos e materiais, por exemplo, levar plantas para falar do verde ou morangos para ensinar o vermelho.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a outros pais como a educação com cores é importante para o desenvolvimento infantil. 

Lembrando que a Delta possui um excelente catálogo de materiais para colorir, como tintas, giz de cera e cola colorida. Entre em contato conosco e saiba mais. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.