Blog

calendario header
22
mar
2017

Cuidados com crianças perto dos pets
Publicado em 22 de março / 2017

Crianças e animais de estimação são, sem dúvida, a maior fonte de alegria numa casa, mas precisamos de certos cuidados para deixar essa convivência amigável e produtiva. Se você ainda não possui animal de estimação, sugerimos que espere a criança ter uma idade mais madura, já que ambos precisam de atenção e paciência. Com a ajuda de um bichinho, o senso de responsabilidade da criança pode ser muito melhor desenvolvido, principalmente após os 7 anos, quando ela poderá cuidar do pet com mais autonomia e consciência. A criança aprende a ser mais generosa, cuidadosa, se preocupar com o bem-estar do próximo.

Mas se você já tem um bichinho de estimação em casa antes da chegada do bebê, precisa ter outros tipos de cuidados, como: a aproximação com o novo morador precisa ser feita com muito cuidado e paciência, pois o bichinho pode considerar o bebê como um “invasor” do espaço que já é dele, podendo ocorrer ciúmes e conflitos. Para que isso não aconteça, é preciso que tudo seja feito com muito amor e carinho.

No caso dos cachorros o trabalho passa a ser ainda maior: levá-los para passear duas ou três vezes ao dia, banhá-los uma vez ao mês, vaciná-los, alimentá-los, trocar-lhes a água, pentear o pelo toda semana, aplicar-lhes repelentes inseticidas uma vez ao mês e tratá-los a cada três ou quatro meses de parasitas intestinais. Muita coisa? Mas calma, é preciso ponderar que a companhia entre os animais e as crianças é muito gratificante para ambos, inclusive para os adultos da casa, então todos esses cuidados vão valer muito a pena.

A principal preocupação dos pais é com a saúde dos pequenos. Para isso, aqui vão algumas dicas de higiene e convivência que, se seguidas corretamente, não será preciso se preocupar:

* Evite que a criança beije o animal, principalmente perto do nariz ou da boca.

* Incentive-o a lavar as mãos depois de ter brincado com o animalzinho de estimação. Sobretudo, antes de tocar ou comer alimentos.

* Nunca deixar crianças pequenas sozinhas com os bichinhos, pois mesmo sem querer, podem acabar provocando o pet. Então é importante que sempre haja um adulto supervisionando e participando da brincadeira para que não tenha possíveis mordidas ou estresses.

O mais importante é a consciência dos pais e das crianças de que os animais não são bichinhos de pelúcia, e sim novos membros da família que também precisam ser amados.

Gostou? Próxima semana tem mais coisa boa aqui no nosso blog, fica acompanhando. 😉

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.