Blog

calendario header
25
jun
2021

Crianças ciumentas: como lidar?
Publicado em 25 de junho / 2021

O ciúme é uma emoção bem comum do ser humano. Um adulto é capaz de identificá-lo e tentar lidar sozinho com ele, mas quando se trata de uma criança ciumenta, essa é uma tarefa mais difícil. Para tanto, ela vai precisar da ajuda de seus pais, que devem ser compreensivos e não invalidar os sentimentos dos pequenos. 

Como essa pode ser uma fase bem complicada de se superar, preparamos um artigo com várias dicas sobre como identificar e lidar com o ciúme infantil. Confira agora.

Como identificar uma criança ciumenta?

O ciúme pode se originar de diversas situações com os pequenos. Seja pela chegada de um novo irmão à família ou quando a criança se apega a um dos pais mais do que ao outro e tem que dividir a atenção com as situações de intimidade do casal. 

Também pode acontecer se o chefe da família monoparental tem um novo parceiro ou quando o pequeno se sente deixado de lado por algum amiguinho. Em casos assim, a criança vê uma redução no tempo, afeto e devoção que aquela pessoa querida lhe demonstrava.

Algumas mudanças podem ser notadas no comportamento de uma criança ciumenta, que nada mais são do que formas de externalizar o medo e a ansiedade gerados por aquela situação. As manifestações do ciúme infantil podem vir por meio de:

  • Gritos;
  • Comportamento agressivo: bater, morder, beliscar;
  • Fazer aquilo que é proibido ou desaprovado em casa;
  • Mudanças de humor injustificadas;
  • Choro frequente e confissões de não se sentir amado;
  • Novos comportamentos incomuns (urinar-se, falta de apetite, etc…);
  • Regressão na fala e linguagem corporal (chupar o dedo);
  • Alterações nos estágios do sono (insônia, despertar noturno, etc…).

Como lidar com ciúme infantil?

Primeiramente é preciso descobrir o que está causando o ciúme, para isso é altamente recomendado que os pais demonstrem compreensão e procurem passar aos filhos que existem maneiras mais saudáveis de se expressar.

Caso os episódios de ciúmes persistam, aconteçam de maneira prolongada e estejam prejudicando a harmonia familiar, o ideal é levar a criança para se consultar com um especialista. 

Dê o exemplo

O comportamento dos filhos é muito inspirado naquilo que ele vê nos pais, por isso é essencial que os responsáveis possam ser um exemplo a ser seguido.

Alguns exemplos de atitudes positivas são: compartilhar os cuidados com o bebê, seja ele a causa do ciúme ou para evitar que isso aconteça; não fazer comentários pejorativos sobre outros familiares e evitar que eles presenciem acessos de ciúme e brigas.

Incentive a autoconfiança

As crianças vivem uma fase repleta de pequenas conquistas, já que estão em constante desenvolvimento. É extremamente positivo para elas verem que seus pais valorizam essas evoluções, estimulando, assim, o descobrimento de novas potencialidades.

Como exemplo podemos citar aqui a mudança para uma nova escola, o início de uma atividade extracurricular, como esporte ou dança, ou a realização das tarefas de casa. Quando os pais estimulam e participam dessas conquistas é mais fácil para o pequeno desenvolver autoconfiança e mais autonomia a partir dela.

Dedique um tempo exclusivo à criança

Quando os pais experimentam uma mudança no trabalho, chegada de um novo filho ou parceiro, muitas vezes seu tempo com a criança é afetado. Dessa maneira é mais fácil o pequeno direcionar a sua raiva para o que seria o seu competidor.

Para lidar com isso, reserve um tempo para dar atenção só a ele. Tenha certeza de ter o seu foco 100% voltado para a criança e aproveite este momento para ouvir sobre os seus sentimentos, incentive o diálogo e reforce suas atitudes positivas com elogios.

Crie momentos compartilhados em família

Mas, mesmo com esses momentos separados, também invista em situações compartilhadas por toda a família. Crie jogos ou outras atividades que possam ser feitas em conjunto, assim a criança se sentirá como parte daquela estrutura familiar.

Também estabeleça um equilíbrio no trato com os seus filhos, desse jeito você desestimula comentários comparativos ou que insinuem alguma preferência. E no caso de crianças mais velhas, procure não ser o juiz nas brigas entre irmãos, mas um mediador, para que assim nenhum deles sinta que “perdeu” ou “venceu” a discussão.

O ciúme infantil pode ser difícil de superar, mas com paciência e compreensão os pais podem resolver bem o assunto. Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a lidarem da forma correta com uma criança ciumenta.

Continue de olho no blog da Delta, em breve voltaremos com mais dicas para os seus pequenos. Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.