Blog

calendario header
29
abr
2022

Controle dos pais para a segurança das crianças na internet
Publicado em 29 de abril / 2022

A internet, ao mesmo tempo em que traz um mundo de possibilidades para quem a acessa, também é um ambiente de risco. Se até adultos conscientes podem cair em golpes, ser vítimas de stalkers ou de outros problemas online, imagine as crianças?

Por conta da exposição cada vez mais cedo a esse universo online, é dever dos pais controlar o que os seus filhos podem acessar e com que tipo de pessoas eles estão interagindo, para evitar problemas e traumas.

No artigo de hoje separamos algumas dicas sobre controle parental e como trazer mais segurança para a navegação na internet das crianças. Confira. 

Ameaças digitais

Para além dos benefícios em questões como conhecimento, aprendizagem e comunicação, a internet também expõe as pessoas a muitos riscos. Daí a importância de saber como navegar com segurança.

Vamos exemplificar abaixo algumas das principais ameaças digitais às quais uma criança pode estar suscetível e que os pais devem monitorar.  

Assédio sexual

Aplicativos de mensagem e redes sociais costumam dar mais acesso aos agressores sexuais, principalmente aqueles interessados em menores de idade. Uma conversa que começa inocente pode levar a uma troca de imagens íntimas, que ainda tem como ser divulgadas online para outras pessoas. 

Por isso, as crianças e os adolescentes precisam estar cientes sobre consentimentos, indícios de assédio e até onde deve ir uma troca de informações online. Isso irá protegê-los desses ataques. 

Ciberbullying

Agressões verbais e psicológicas também encontraram seu espaço na internet. Por meio de contas anônimas ou não é possível humilhar, intimidar e traumatizar pessoas de modo mais rápido e persistente.

A divulgação de fotos ou vídeos, envio de mensagens de ódio e outras práticas tendem a afetar o psicológico dos jovens. É importante que os pais estejam cientes caso esse tipo de prática aconteça para todas as providências necessárias em favor dos filhos.

Publicação e uso de informações privadas

É normal que crianças ou adolescentes com um perfil em rede social postem informações sobre sua rotina diária, amigos e parentes. Muitas vezes eles não se dão conta do risco que estão correndo com isso.

Portanto, os pais devem alertar para o tipo de informação que pode ser compartilhada online e aqueles que têm potencial para serem usadas de forma ilícita por terceiros. 

Como controlar o que seu filho acessa?

Existem diversos mecanismos que muitas plataformas oferecem para facilitar o controle parental na internet. Vamos listar aqui quais você pode colocar em prática para aprimorar a segurança online dos seus filhos.

Sistemas Operacionais

Os sistemas operacionais do Windows e MacOs possuem alternativas para controle parental em suas versões mais recentes. Eles permitem, entre outras coisas, especificar quais aplicativos as crianças podem acessar, monitorar a atividade dos seus filhos na internet e seus históricos de navegação e bloquear o acesso a determinados sites.

Além disso, ainda é possível mudar privilégios para acessar o sistema operacional, limitar o tempo que a criança permanece no computador, bloquear o uso da câmera, gravar CDs ou DVDs e também limitar compras nas Windows Store e App Store.

Mecanismos de busca

Tanto o Google quanto o YouTube oferecem a opção de ativar uma busca mais segura, por meio da ativação do SafeSearch e Modo Restrito, respectivamente. Além de filtrar conteúdo adulto, ambos recursos possibilitam marcar conteúdo ofensivo para remoção.

O YouTube especificamente possui a versão YouTube Kids, em que fornece uma versão do serviço voltado para crianças de até 12 anos, com seleções de conteúdo, recursos de controle dos pais e filtragem de vídeos considerados de visualização inadequada.

Aplicativos

Com o uso cada vez maior de celulares por parte dos jovens, fica mais difícil para os pais controlarem o que os seus filhos possuem acesso. Portanto, instalar um aplicativo de controle parental é uma boa dica para garantir a segurança necessária às crianças.

Esse tipo de aplicativo permite que sejam bloqueados aplicativos ou sites indesejados, controla as compras online, tem acesso à localização do aparelho em tempo real e ainda limita o tempo de uso do celular.  

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros pais a perceber a importância do controle parental para a segurança das crianças na internet. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.