Blog

calendario header
07
ago
2020

A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil
Publicado em 07 de agosto / 2020

As relações humanas têm papel fundamental no desenvolvimento de cada indivíduo, seja em relação ao seu caráter ou sua maneira de demonstrar sentimentos, até as mais diversas situações. Na infância, é onde aprendemos boa parte dos comportamentos característicos que levamos por boa parte da vida, adquirindo assim alguns dos nossos principais traços de personalidade. 

Como bem sabemos, a criança possui seu primeiro contato íntimo com a mãe, e a figura materna representa muito para uma consciência ainda não muito bem desenvolvida. Mas algo que pouca gente se atenta é a relação do ser humano com o pai e de como a paternidade pode influenciar bastante no desenvolvimento infantil. E é justamente sobre isso que queremos falar hoje. 

Fique com a gente e leia esse artigo até o fim para entender um pouco mais sobre a importância da relação de pais x filhos (as).

A figura atual do pai

Seria impossível escrever esse artigo sem antes abordar a figura paterna e suas transformações culturais, sociais e familiares, principalmente nos últimos anos. O fato que, exercida por quem quer que seja, a figura paterna ainda mantém grande importância na estrutura familiar e no desenvolvimento dos filhos. 

É verdade que, há um tempo não tão distante, os pais eram tidos como figuras secundárias na importância e educação das crianças. Podemos ilustrar esse fato com as antigas divisões e colaborações dentro de uma casa, onde a mãe era a única responsável pelo cuidado com a família em casa, enquanto o pai unicamente uma espécie de provedor.

No entanto, cada dia mais temos notado a ineficácia desses padrões, evidenciando-se assim que as funções de acompanhamento e cuidado com os filhos também recaem sobre os ombros dos pais. Infelizmente a nossa atual realidade no Brasil é de mais de 5,5 milhões de crianças que não possem o nome do pai em sua certidão de nascimento. 

Se todos os pais fizessem questão de entender a importância emocional e estrutural que possuem desde a gestação, poderíamos dizer que talvez esses números estariam em uma perspectiva mais positiva. Isso porque mesmo durante a gravidez, a sensação de segurança e apoio que os pais passam às mães já absorvida pela criança em desenvolvimento no útero. 

Falando de evolução, felizmente a figura paterna tem sido ocupada por outras pessoas na ausência do pai biológico. E isso é um ponto super positivo! Essa “vaga” precisa ser preenchida para que haja uma boa influência na estruturação do psiquismo da criança.

Uma relação necessária 

Seja qual for a figura que passa a ocupar a posição de pai, é necessário ter em mente que alguns sentimentos precisam ser transmitidos de maneira natural às crianças: confiança, segurança, proteção e provisão, são alguns deles. 

A relação de pais e filhos pode afetar diretamente os pequenos, ajudando no desenvolvimento intelectual, emocional e social, além de autoconfiança, auto estima, resistência a frustrações e autonomia.

Sim, esses benefícios são perfeitamente cabíveis em um indivíduo com boas relações familiares e, nesse caso, com a figura paterna principalmente. Em contrapartida, a ausência do pai pode acarretar em problemas futuros nas relações individuais e coletivas da criança: 

  • Ansiedade social;
  • Falta de confiança;
  • Baixa autoestima;
  • Rebeldia;
  • Comportamentos inadequados;
  • Desenvolvimento de depressão;
  • Agressividade.

Esses são alguns exemplos de problemas que podem ser causados por um pai ausente. E nesse caso, aqui vai um recado diretamente para todas as figuras paternas: a ausência é possível mesmo quando se está presente fisicamente. 

Estudiosos da psicologia afirmam, pós aplicações de testes, que a criança que cresce sem ou com quase nenhuma intervenção do pai em seu desenvolvimento apresenta baixo desempenho em suas capacidades cognitivas. Daí surge a necessidade de interações mais frequentes, desde o nascimento, com as crianças. 

Vale ressaltar que essa interação deve ser feita de forma natural, afinal, estamos falando de pais e filhos, e não de dois estranhos quaisquer. 

Interagindo e desenvolvendo

É você quem está ocupando neste momento a figura paterna? Então que tal começar a desenvolver atividades que estimulem a relação entre você e seus pequenos? O que estamos dizendo é do básico ao avançado, as interações contam desde a troca de fraldas da criança até às brincadeiras na fase mais crescida. 

Tudo importa, tudo é estímulo de desenvolvimento. Com criatividade e disposição, após entender a necessidade dessa relação, você papai não pode simplesmente ignorar os pedidos de brincadeira, uma contação de história ou uma atividade em família. É preciso entender como começar a demonstrar o afeto de pai e ao mesmo tempo passar tudo que a criança precisa sentir da figura paterna. 

| Leia nosso artigo que fala sobre brinquedos artesanais e a importância para o desenvolvimento da criança

Conclusão

Vimos nesse artigo alguns pontos sobre o desenvolvimento da função de pai e até mesmo visões da psicologia sobre como essa relação desenvolve função importante para o modo como a criança se porta com o mundo. Se você tem dificuldades de relação com o seu filho ou filha, o importante é conversar. Pasmem, crianças têm muito a dizer!

Mas se há algum tipo de bloqueio na relação, recomendamos que procure um(a) psicólogo(a) que atenda às necessidades. Assim, você não perde partes importantes do que é ser pai, tanto em sentimentos quanto em experiências e fornece aos seus pequenos uma estrutura sólida para encarar o mundo de frente. 

Gostou deste material? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e fique atento ao nosso Instagram e Facebook para mais novidades sobre a Delta.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.