Blog

calendario header
27
set
2017

A Importância da Educação Infantil
Publicado em 27 de setembro / 2017

Durante muito tempo, a educação infantil não era vista como uma ferramenta pedagógica, mas sim como um algo lúdico focado apenas no cuidado de crianças pequenas. Mas a partir de muitas pesquisas e novas políticas educacionais estabelecidas, foi comprovado que educar as crianças é uma tarefa importante para o seu desenvolvimento.

Com essas descobertas, foi observado que a educação infantil (e precoce) contribui inclusive para o aprendizado futuro das pessoas, pois ela estimula as capacidades motoras, afetivas e emocionais das crianças. Além disso, ela é um fator importante para inclusão social dos pequenos na sociedade, pois o contato com os coleguinhas na escola são algumas das primeiras relações sociais a serem estabelecidas por elas.

É importante educar as crianças com autonomia, pois elas também são pessoas com interesses e desejos próprios e atuam no mundo em que vive. Por isso, as atividades lúdicas – como brincar, ler historinhas, cantar e etc. – são fundamentais nesse processo, já que contribui para descobertas cognitivas, afetivas, emocionais e até mesmo de relacionamentos interpessoais.

E os professores têm muita importância nesse momento, pois eles atuam como mediadores nesse processo de educação e socialização das crianças, ajudando a elas entrar em contato com outras crianças e a experimentarem esse novo mundo. Além disso, os professores serão modelos de autoridades a serem seguidos e respeitados; o que é importante ser ensinado logo cedo esses valores, que serão importantes até na vida adulta. Também é preciso que aprendam lições sobre aceitação, respeito ao próximo e confiança desde pequenos.

Mas essa educação não se restringe somente à escola, pois os pais também são muito importantes nesse processo de aprendizagem. Eles devem proporcionar atividades extra-classe aos filhos e participar frequentemente da vida escolar deles.

Podemos ver que a educação infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e é importante respeitar o ritmo de aprendizagem de cada uma. E educar os pequenos garante aprendizados, diversão e novas experiências.

Gostou do artigo? Siga nossas páginas do Facebook e Instagram para mais novidades!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.