Blog

calendario header
08
jan
2021

Como estimular o hábito da leitura nos pequenos
Publicado em 08 de janeiro / 2021

O hábito da leitura é extremamente importante para o nosso desenvolvimento. Por meio da leitura, nós podemos chegar a lugares incríveis, tanto no sentido figurado como no literal. Isso porque as pessoas com bons hábitos de leitura costumam ter mais facilidade para o estudo e podem absorver mais conhecimento. 

Mas manter esse hábito pode ser difícil se você não o vem cultivando desde a infância. É que o incentivo à leitura na infância é fundamental para o desenvolvimento desse costume até tornar-se uma prática prazerosa e agradável. 

Por isso, nós separamos algumas dicas simples para você começar a estimular os pequenos à leitura. Vamos conferir?

01 – Seja o exemplo  

A gente sabe que essa dica já apareceu em diversos outros assuntos aqui no nosso blog, mas ela é realmente fundamental! Com os pais sendo o exemplo, a chance de criar pequenos leitores é muito maior. 

Leia livros, encartes, receitas, anúncios. Leia, leia e leia. E mais do que isso, mostre que está lendo. Crie o hábito dentro da sua casa, mostre interesse pela leitura, prazer em ler. Assim as crianças podem ser “contagiadas” por esse espírito leitor. 

02 – Menos TV, mais livros

As coisas que as crianças gostam de fazer estão normalmente associadas à diversão que aquilo causa nelas. Venhamos e convenhamos que a TV tem muita coisa divertida: cores, histórias, animações, acesso aos vídeos favoritos no YouTube. Como competir? 

Mostre que a imaginação pode ser melhor que tudo isso, compre livros divertidos, interessantes. Quadrinhos, histórias legais, cores. Crie identificação da criança com a leitura.

Tente diminuir o tempo de acesso à TV, ou condicione o acesso a um tempo de leitura. Crie estratégias para estimular o hábito. Tudo isso será muito importante lá na frente, pois ler também é uma ação que molda caráter. 

3 – Ofereça diferentes tipos de texto

Também é bom para oferecer diferentes tipos de texto. Apesar de gerar certa insegurança, não há problema em deixar que crianças leiam conteúdo destinado a diferentes faixas etárias.

Não pode a leitura dos filhos. Enciclopédias, receitas de bolo, bula de remédio ou qualquer outra leitura tem sua importância na hora de moldar um pequeno leitor. Então se o interesse surgir, deixe que a imaginação e a curiosidade pela leitura guie a criança. 

4 – Frequente livrarias e bibliotecas

Procure frequentar a programação de livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro da região. Em geral, é possível aproveitar a  programação relacionada à leitura, como encontros com autores, debates e contações de histórias. Nas bibliotecas, também é possível começar a compreender obrigações e responsabilidades.

5 – Use a tecnologia ao seu favor

Tablets e smartphones não servem apenas para joguinhos e vídeos no YouTube. É possível ler também! Artigos como esse que você está lendo, são perfeitamente acessíveis e há uma pá de conteúdo com linguagem mais infantil por aí. 

Baixe livros, pdf, ebooks e estimule que essas ferramentas também sejam utilizadas para o benefício da leitura. 

Essas dicas são básicas, mas há muito mais o que fazer. E você, como estimula a leitura nos seus pequenos? Conta pra gente nos comentários e compartilhe esse artigo com seus amigos! 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.