Blog

calendario header
23
set
2021

7 livros que ajudam as crianças a lidar com as emoções
Publicado em 23 de setembro / 2021

Se para os adultos já é bem difícil entender e lidar com os seus sentimentos, imagine para as crianças, que ainda estão em fase de desenvolvimento. Os pais devem buscar alternativas para que os pequenos possam encarar as suas emoções do melhor modo possível.

Ter um diálogo aberto em casa ajuda muito, e encontrar maneiras lúdicas de enfrentar essas situações é um bom complemento para essas conversas.

Por isso trouxemos aqui algumas dicas de livros infantis que abordam os sentimentos de um jeito saudável e de fácil entendimento. Vamos conferir?

1. O Grande livro das emoções – Mary Hoffman e Ros Asquith

Neste livro, os mais variados sentimentos estão ilustrados em situações do cotidiano das crianças. E tudo parte de uma pergunta chave: “Como você se sente hoje? “Nem sempre é fácil descobrir”.

Além de mostrar cenários com emoções diferentes (feliz lendo o livro predileto, triste com alguém que esqueceu o aniversário, irritado quando alguém é injusto com você e etc), o livro ainda sugere maneiras de lidar com cada situação. As ilustrações divertidas e a linguagem acessível contribuem para uma leitura leve, mas cheia de aprendizados.

2. A Parte Que Falta – Shel Siverstein

A protagonista desta história é uma rodinha simpática com um pedaço claramente faltando e o livro segue as suas peripécias em busca da felicidade e dessa tal “parte que falta”. Por conta do enredo, a trama é perfeita para ensinar aos pequenos que não se pode ter tudo.

Mesmo que esteja tudo bem com a sua família, pode acontecer uma briga com um amiguinho, ou a escola estar sendo mais difícil. Às vezes, nem se pode colocar em palavras, apenas se tem a sensação de algo fora do lugar. O livro ensina aos pequenos que esses são sentimentos válidos e que trabalhar a frustração é um processo gradativo.

3. Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado  

Esse é um clássico da literatura infantil brasileira. Na trama acompanhamos uma menina negra que faz amizade com um coelho branco, este pergunta constantemente a ela como fazer a sua filha nascer com o mesmo tom de pele que o dela.

A garotinha começa a procurar justificativas para ser negra, até que sua mãe explica sobre como a sua pele é uma herança de família. Essa história acaba sendo uma boa porta de entrada para abrir um diálogo com os pequenos sobre hereditariedade.  

4. Quando tenho medo – Cornelia Maude Spelman e Kathy Parkinson

O livro faz parte da coleção “Como eu me sinto…”, dedicada a abordar diversos sentimentos (zangado, triste, ciumento, entre outros). Este vai falar sobre medo, uma emoção comum, mas que pode tomar proporções maiores durante a infância. 

O ursinho protagonista da história deve passar por situações de medo comum aos pequenos, como ouvir um barulho estranho, a ausência dos pais em casa, ou se deparar com um cachorro grande. Ele vai encontrando soluções para cada uma, o que pode ser muito útil para a criança se identificar e colocar em prática.

5. Bilica Chorona – Helena Lima, Isabelle Borges e Taline Schubach 

Bilica é uma garotinha que chora muito, mas ela faz isso porque ainda não sabe dizer o que sente. A menina percebe que esse choro incomoda os outros e começa a reprimi-lo, até que um dia vê sua mãe chorando e se dá conta de uma coisa: todo mundo chora!

A partir daí Bilica aprende mais sobre como lidar com os seus sentimentos e também como acolher o outro em uma situação de vulnerabilidade.

6. A raiva – Blandina Franco e José Carlos Lollo

A história vai falar sobre o sentimento da raiva, como ela começa pequenina, em situações que parecem bobas, mas vai aumentando até o ponto em que não é mais possível segurar. Afinal, que pai nunca presenciou uma cena de “birra” de criança?

O livro traz reflexões sobre essa emoção, mostrando formas de conhecer melhor e lidar com esse sentimento. O melhor de tudo é que essas lições servem tanto para os filhos como para os pais, pois todos precisam enfrentar a própria raiva uma vez ou outra.

7. O Monstro das Cores – Anna Llenas 

Neste livro cada emoção é representada por um tom diferente. No início da história acompanhamos o nosso protagonista embolado em muitas cores, por estar imerso em um turbilhão de sentimentos.

Ao decorrer da trama, ele vai separando as emoções para que consiga reconhecer o que está sentido e possa lidar com cada uma da melhor maneira possível. É uma excelente história para apresentar às crianças o que é consciência emocional. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre a outros pais dicas de livros para ajudar os pequenos a lidar com as emoções. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.