Blog

calendario header
22
jan
2021

7 benefícios do origami para as crianças
Publicado em 22 de janeiro / 2021

Você sabia que o origami pode trazer vários benefícios para as crianças? Isso porque através dessa prática elas podem ser estimuladas tanto física como mentalmente. Implica num desafio para elas e um desafio, porque além de estarem se divertindo estão aprendendo.

O origami, atualmente, é qualificado como uma contribuição importante para o desenvolvimento pessoal de adultos e crianças.

Entre os estímulos originados estão: da criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.

E estes efeitos podem ser ainda mais notáveis quando a prática é estimulada desde a infância.

Mas você sabe o que é origami? 

O origami é um artesanato originário do Japão que consiste em obter representações de seres e objetos por meio de dobraduras de papel. Essa arte vem sendo praticada há séculos e ganhou o mundo devido à sua beleza inventiva. 

Também é notável uma grande função terapêutica para quem faz origamis. Esta arte exige concentração e ordenação, promovendo persistência, disciplina e calma. Ainda é possível que a criança desenvolva mais autoconfiança e habilidades manuais.

Um pouquinho de história..

Alguns estudiosos dizem que a prática do origami é tão antiga quanto a própria matéria prima utilizada para fazê-lo. Isso mesmo, alguns indicam que ele surge basicamente junto com o papel, lá na china, em meados de 105 d.C.

Desde então vários monges budistas espalharam o método por outros países asiáticos a partir do século VII. E foi assim que os origamis chegaram ao Japão e a técnica foi desenvolvida e amplamente difundida no resto do mundo. 

Como os origamis podem ajudar as crianças? 

Neste artigo já falamos sobre o desenvolvimento pessoal, das habilidades manuais, auto confiança, paciência e outros aspectos que são melhorados com a prática dos origamis. Mas vamos agora falar especificamente sobre 7 benefícios dessa arte para as crianças. 

  1. Desenvolvimento da coordenação óculo-manual e motora fina 

A coordenação óculo-manual é uma combinação que permite que a gente consiga captar informações com os olhos e realizar os movimentos desejados com as mãos. Já a coordenação motora fina permite a realização de tarefas delicadas. 

A arte dos origamis pode auxiliar a criança no desenvolvimento destas habilidades. Ela exige movimentos concentrados, poder de captação de informações visuais e delicadeza na execução do trabalho. 

  1. Estimula a concentração

A dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada.

Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa. 

  1. Ativa a memória

A primeira vez que a criança fizer uma figura de origami terá que seguir algumas instruções.

E enquanto essas instruções não forem muito complicadas, a criança se lembrará com  mais facilidades delas e poderá formar a figura de origami. Sua memória será testada na tentativa de reprodução do que ela viu! 

  1. Promove o aprendizado

Ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolvem o pensamento lógico e matemático. 

  1. Auxílio à satisfação emocional

Obter um animalzinho, uma florzinha ou um objeto de papel por suas próprias mãos fará com que a criança sinta uma satisfação pessoal muito grande e se sinta capaz de exercer outras atividades mais complexas.

  1. Incentivo à imaginação

A técnica do origami permite a elaboração de inúmeras representações. A criança poderá escolher qual figura dobrar, além da cor e tamanho do papel a ser usado. Depois, por que não criar uma história com os personagens confeccionados?

  1. Terapia para certos transtornos

Crianças com TDAH, hiperatividade e dislexia têm grande ajuda no processo de alfabetização quando, por exemplo, produzem, por meio de dobraduras, as letras do alfabeto.

Assim elas acabam gravando melhor a imagem da letrinha em sua mente, uma vez que ele não simplesmente a copiou no caderno, mas a confeccionou.

E então, que tal começar a praticar origamis com os pequenos? Os motivos nós já demos, agora é com você! Procure tutoriais no YouTube e faça você mesmo, só precisa de papel, paciência e habilidade! 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.