Blog

calendario header
25
set
2020

5 atitudes para que seu filho se torne um adulto consciente
Publicado em 25 de setembro / 2020

Todos os pais criam os filhos pensando em como prepará-los para a vida, no entanto cada um à sua maneira. Mas como fazer com que a criança aprenda o certo e solidifique em seu caráter a atitude de um verdadeiro cidadão? 

Bom, para respondermos isso é primeiro necessário entender o conceito de cidadão. Em teoria, o cidadão é um indivíduo com direitos e deveres garantidos pelo Estado, o que faz de todo ser humano, em tese, um cidadão a partir do momento que nasce. 

Mas o exercício da cidadania é algo que se aprende por conta do convívio social, da educação e do contato com exemplos. Os valores éticos e morais, essenciais para uma vida consciente e saudável em sociedade quando adulto, aprende-se desde cedo. 

Particularmente na fase escolar, é onde a criança terá seu primeiro contato real com o sentimento de pertencer a algum lugar. É quando ela vai entender como funciona o convívio social na prática, longe dos pais e das pessoas que compõem sua já característica rotina.

É justamente nessa fase que valores como respeito, tolerância, solidariedade e tantos outros, que são indispensáveis para uma vida social saudável, são aprendidos. Mas tudo começa com atitudes dos pais. 

Sim, é dentro de casa que esse aprendizado é iniciado, por meio de exemplos práticos, conversas e ensinamentos. Criar um adulto consciente passa por vários aspectos que muitas vezes são até incontroláveis. 

O meio em que a criança cresce, não somente a casa, tem também responsabilidade direta pela sua formação de caráter. Mas tudo começa com a postura dos pais, coisas que fazem no ambiente doméstico e na sociedade ao redor podem ser “inspiradoras” para a criança.

Por isso, existem atitudes simples que podem ser tomadas para ajudar na formação de um adulto responsável e consciente. Vamos ver algumas na lista que preparamos abaixo? 

01. Seja o modelo

Não é novidade que os filhos costumam copiar os pais em atitudes. E esse ponto de partida pode ser ótimo para o seu filho ou sua filha. Falar não tem a mesma efetividade de demonstrar com ações, então comece a ser o modelo de cidadão que você quer que seus filhos sejam.

Seja participativo nas áreas da sociedade em que está incluído. Vá à reuniões do condomínio, da escola dos filhos, não falte eleições, vote consciente e se demonstre argumentativo para  tomada de decisões. 

Tome atitudes conscientes no trânsito, respeite as regras e mostre na prática o que é ser um cidadão que contribui com o Estado de maneira digna e conivente com seus deveres. Exerça seus direitos e seja gentil, pratique o bom senso. Esses exemplos certamente ficarão marcados.

02. Mostre o que é pertencimento

Dificilmente você vai exercer seus deveres em um local ao qual acha que não pertence. Comece pela família, mostre que esse é o ambiente com as pessoas de relação mais próxima e instigue o senso de coletividade. Todos são responsáveis por todos nesse ambiente. 

Nesse aprendizado, a criança começa também a notar seus próprios limites dentro da casa, o convívio entre os parentes, as regras e obrigações de cada um. Essa esfera, quando bem trabalhada, pode ser um exemplo de como as coisas funcionam lá fora. É o exercício do comprometimento com as coisas lhe cercam.

03. Adote uma postura crítica

O senso crítico é uma das coisas mais importantes para um adulto. Conseguir pensar por si só, analisar coisas, fatos e contextos sem precisar de muletas é essencial para construir um raciocínio minimamente saudável à respeito das coisas. 

Incentivar esse senso também deve ser uma responsabilidade dos pais. Algumas estratégias podem ser adotadas, como assistir um filme ou documentário e depois conversarem sobre ele, sobre as lições aprendidas. 

Passear pelo bairro e reparar nas coisas que estão erradas, sejam das mais simples às mais complexas. Lixo no chão, pessoas cometendo infrações de trânsito ou mesmo notar as coisas boas que possam estar acontecendo ao redor. Pedestres que olham antes de atravessar a rua, pessoas que apanham a bagunça dos cachorros.

04. Incentive a colaboração

É de extrema importância que a criança aprenda que viver em sociedade é colaborar com o outro. Nada se constrói sozinho e tudo vai depender muito da forma com que as pessoas se relacionam umas com as outras, ainda que não intimamente. 

Tentar carregar o peso do mundo nas costas ou seguir individualmente na vida é ruim e pode causar vários danos à pessoa. Incentive seu filho a se apresentar, a não ter medo das pessoas e a entender que uma sociedade se constrói em conjunto, com relações harmoniosas. 

05. Bloqueie os desperdícios 

Se o final do ano é a época em que novos brinquedos, roupas e outras coisas mais aparecem na casa, é também o período ideal para ensinar sobre o acúmulo de coisas. A vida não é sobre ter mais. Um adulto consciente e bem mais apegado àquilo que é necessário e não ao excedente. 

Faça o exercício de uma limpeza geral nos armários, guarda-roupa e substitua as coisas que já não servem mais. Pedagogicamente falando, seu filho aprenderá que nada é insubstituível nessa vida. 

Também evite que seja desperdiçada comida, tempo, amizades e que as crianças aprendam que que cada coisa tem o seu devido valor. Ao aprender sobre isso, os comportamentos desenvolvidos certamente serão praticados na vida adulta.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse material com amigos e fique ligado em nossas redes sociais! 

 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.