Blog

calendario header
05
mar
2021

05 benefícios da Música Clássica para crianças
Publicado em 05 de março / 2021

Você sabia que a música é uma arte que pode ajudar no desenvolvimento das crianças? E quando falamos de música, podemos fazer um recorte específico da música clássica, que é um grande estimulante para os bebês mesmo quando ainda estão na barriga de suas mães. 

O fato é que em uma era com tantos conteúdos e recursos disponíveis para o consumo deles, manter a concentração, o foco, atenção e desenvolver plenamente as capacidades cognitivas das crianças tem ficado cada vez mais complicado. 

São muitos elementos que podem distrair, como os smartphones, as TVs, o computador, as redes sociais, os vídeo-games. Não entenda mal, o problema não está no uso das novas tecnologias e elas por si só não estão impedindo o desenvolvimento de ninguém. 

A maneira como as utilizamos é que pode ser um ponto crucial. As crianças precisam, e sempre precisaram, crescer desenvolvendo suas capacidades. Uma criança que cresce com sérios problemas de atenção ou foco, pode se tornar um adulto desastroso. 

Tá, mas agora você se pergunta:

Onde entra a música clássica nessa história? 

Diversos estudos constatam que o convívio com a música clássica potencializa a memória, a criatividade, o raciocínio espaço-temporal e a coordenação motora das crianças. Se a prática de ouvir ou executar/estudar música clássica persistir, as crianças podem ainda adquirir noções de disciplina, concentração e organização.

Isso se dá porque em geral as peças clássicas são calmas, bonitas e simples, o tipo de música que não irrita e nem cria distrações constantes. Assim como a leitura em voz alta de uma criança, as composições clássicas calmas envolvem os pequenos em uma forma de entretenimento de baixo estímulo e substancial.

Ouvir música clássica repetidamente e com frequência é fazer com que o cérebro, de maneira inconsciente, desmembre todas as partes da música, passeando pelos detalhes de sua melodia, harmonia, suavidade, força, bem como recebendo as impressões sentimentais transmitidas por meio do som. 

Tudo isso acontece ao mesmo tempo, em uma experiência unificada e cheia de sensações agradáveis. Aos poucos o corpo acompanha o cérebro e os movimentos involuntários vão aparecendo, nos deixando perceber o quanto estamos envolvidos com a música em questão. 

5 benefícios da música clássica

Já falamos de alguns desses benefícios ali acima, mas não custa nada repetir. Afinal, a música clássica pode ajudar de verdade o desenvolvimento do seu pequeno, seja apenas por ouvir ou até mesmo gerando interesse na prática e aprendizado de algum instrumento musical ou canto. 

Vamos aos benefícios comprovados cientificamente: 

  1. As crianças expostas às obras de Beethoven e Mozart, por exemplo, são mais propensas a apreciar uma faixa mais ampla de música nos últimos anos;
  2. Alguns professores envolvidos em um programa de envolver crianças de sete a 10 anos de idade à música clássica relataram ter visto uma melhora em seu inglês;
  3. Instrumentos de masterização como piano, flauta ou violino melhoram a capacidade das pessoas de captar erros e consertá-los rapidamente;
  4. Outro estudo descobriu que os músicos têm mentes mais afiadas e são menos propensos a sofrer um declínio mental;
  5. De acordo com um estudo, crianças que ouvem música clássica têm melhoras em sua concentração e autodisciplina.

Você conhece o efeito mozart? 

Alfred Tomatis foi o primeiro a investigar o estudo dos efeitos da música clássica no cérebro e desenvolveu o método Tomatis, que consistia em utilizar as melodias de Mozart no tratamento de patologias em crianças e adultos. Na verdade, Tomatis foi o criador do termo Efeito Mozart.

A tese consiste em mapear, por meio de ressonâncias magnéticas, o efeito das obras do compositor austríaco no cérebro humano, ele atestou o estímulo a áreas relacionadas aos pensamentos mais complexos. 

O neurologista norte-americano Gordon Shaw, aquele considerado o principal difusor da tese, concluiu que se isto ocorresse desde o início da atividade neural, as crianças poderiam ter benefícios por toda a vida.

O efeito Mozart se difundiu tanto que  em 1998, por exemplo, o então governador do estado da Georgia (EUA), Zell Miller, distribuiu cerca de 100 mil CDs com gravações dedicadas ao “desenvolvimento cerebral de bebês a partir do poder da música”.

Entre os benefícios desse estímulo, podemos citar alguns impressionantes: 

  • Aumenta a receptividade do cérebro;
  • Estimula a frequência cardíaca do bebé quando ainda na barriga da mãe;
  • Potencializa a aprendizagem da linguagem;
  • Estimula o cérebro, ativando os neurônios.

E esses são apenas alguns dos benefícios. Gostou de saber mais sobre o assunto? Que tal começar a ouvir mais música clássica com os pequenos? Compartilhe esse artigo com outros pais e mães.

Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.