Blog

calendario header
27
mai
2022

Saiba como conversar sobre bullying com as crianças
Publicado em 27 de maio / 2022

Falar sobre bullying tende a ser um grande desafio, afinal, essa prática normalmente envolve, pelo menos, três sujeitos: quem pratica a violência, quem sofre e quem assiste. 

Independente de qual colocação a criança venha a se colocar um dia, ela precisa entender a complexidade e gravidade de suas ações, para que possa refletir sobre os atos e buscar ajuda.

Para ajudar com essa missão de se fazer entender sobre o bullying, trouxemos aqui alguns conteúdos que podem ajudar a começar a conversa. Continue a leitura e confira. 

O que é bullying?

De acordo com a Lei Nº13.185, o bullying é uma violência física ou psicológica, que pode ser classificada conforme as ações praticadas, como:

  • Verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;
  • Moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;
  • Sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
  • Social: ignorar, isolar e excluir;
  • Psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;
  • Física: socar, chutar, bater;
  • Material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;
  • Virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.

As ações que envolvem o bullying podem acontecer em qualquer lugar, sendo a mais recente o ambiente virtual, seja por troca de mensagens ou posts ofensivos em redes sociais. A violência também se realiza por motivos diversos (características físicas, manias, comportamentos), levando a graves consequências físicas e/ou psicológicas nas vítimas.

Conteúdos infantis para falar sobre bullying

Mesmo que a criança esteja sofrendo, praticando ou apenas presenciando ações de bullying, é importante que ela saiba identificar o quanto aquilo está errado e a melhor forma de pedir ajuda.

Para trazer a conversa à tona, os pais podem se valer de conteúdos que toquem no tema e, assim, iniciar uma discussão. Ao ver na prática as ações acontecendo é mais fácil para a criança identificá-las. Veja abaixo algumas dicas de conteúdos infantis que tratam sobre bullying. 

“Meu furão é um Valentão”, da série Músicas Animais

A música, divulgada pela plataforma Playkids, tem como personagem principal um furão com atitudes típicas de um bully (pessoa que pratica bullying). A canção é ótima para mostrar como determinados comportamentos são prejudiciais tanto ao praticante quanto à vítima, e que existem outras formas de mostrar o seu valor e pertencimento.

Você pode conferir o conteúdo pelo Spotify ou no serviço de streaming Apple TV+, que tem uma versão em vídeo da música. Da forma como for, procure ver a reação da criança ao assistir os comportamentos, se ela os nega ou se os aplaude. A partir disso puxe a conversa de forma gentil, porém firme. 

“Bruno e João”, de Jean-Claude Ramos Alphen (Jujuba)

O livro conta a história de uma amizade que se sustenta pelo desejo de proteção de quem se gosta. Mostrando duas crianças diferentes fisicamente, mas de igual coração, a obra traz uma reflexão sobre a potência da amizade na resolução de conflitos internos da criança.

Assim, essa é uma ótima maneira de mostrar para o pequeno como a identificação pelo outro pode ajudar ele a entender seus próprios medos e inseguranças.

“Aventura no Aquário”, da série Chocolix

Disponível no Youtube, esse episódio da série Chocolix mostra dois personagens que têm medo de não serem aceitos devido à alguma característica física. Portanto, essa é uma ótima história para conversar sobre inseguranças, assim como reforçar as atitudes mais propícias para abordá-las. 

Indique para a criança que chamar ou se referir a alguém através de uma característica não é uma boa atitude e que devemos tratar todos com o cuidado e a gentileza que gostaríamos de receber.

“Os Azuis”, de Mauricio de Sousa e Elisabeth Teixeira

Releitura de uma clássica historinha da Turma da Mônica, neste livro veremos Mônica bastante confusa pois, de uma hora para outra, todo mundo no bairro do Limoeiro ficou azul! E agora todos os seus vizinhos e amigos a estão tratando mal por ser a única diferente.

A história promete fisgar o pequeno por conta da sua proposta de mistério, mas que, no fim, também pode levar a boas reflexões sobre como tratamos as pessoas ao nosso redor, principalmente as que não são iguais a nós. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a outros pais a melhor maneira de iniciar o assunto do bullying dentro de casa.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.