
Os benefícios da educação bilíngue para as crianças
Publicado em 06 de outubro / 2022
Cada vez mais escolas vêm investindo na educação bilíngue já a partir das primeiras séries. Mesmo sabendo das vantagens que o aprendizado de um idioma estrangeiro traz no futuro, muitos pais ficam em dúvida se esse tipo de ensino pode confundir a criança ou até mesmo dificultar o entendimento da primeira língua.
Para esclarecer essas questões trouxemos esse artigo que mostra os benefícios da educação bilíngue e porque ela deve ser incentivada desde cedo. Acompanhe.
Como funciona a educação bilíngue?
De um modo geral, a educação bilíngue é aquela em que há o ensino de dois idiomas ao mesmo tempo. Dessa forma, a escola seleciona uma parte das disciplinas em português e outra em inglês para que, assim, os alunos tenham contato direto com as duas línguas.
Outro ponto desse tipo de aprendizado é que ele não se limita apenas à escrita e à leitura, também contemplando a cultura, valores e história que envolvem o idioma. Por conta disso, a segunda língua pode ser assimilada com a mesma naturalidade da fala nativa.
Uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), aponta ainda que crianças bilíngues apresentam mais controle inibitório. Isso significa que elas possuem maior habilidade para manter o foco em estímulos diferentes.
Facilidade do aprendizado na infância
Os especialistas em educação infantil concordam que a infância é o momento mais propício para o aprendizado de dois ou mais idiomas. De acordo com uma série de estudos científicos já realizados com os pequenos, isso acontece porque nesta faixa etária os dois hemisférios do cérebro estão envolvidos no processo de assimilação do idioma, enquanto na fase adulta apenas o lado esquerdo se mostra mais ativo.
Para garantir o máximo de aproveitamento, recomenda-se ainda que a exposição aos idiomas não se restrinja ao ambiente escolar, portanto, os pais também devem proporcionar o contato com a língua estudada em casa.
Uma forma de trazer esse estímulo para o lar é, se estiver passando algum filme ou desenho que a criança já tenha assistido antes, por exemplo, sugira que dessa vez ela veja em inglês. Os pais também podem colocar as configurações de equipamentos da casa na segunda língua ou então sugerir que o pequeno reconte as histórias de suas aulas e cante as mesmas músicas para a família.
Benefícios do ensino bilíngue para crianças
Como apontamos anteriormente, crianças bilíngues demonstram ter maior controle inibitório, ou seja, uma habilidade de demonstração de foco em contextos em que há estímulos conflitantes sendo oferecidos.
Além disso, um estudo científico publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences, mostrou que indivíduos bilíngues com tendência a desenvolver Alzheimer demoraram de quatro a cinco anos a mais para apresentar sintomas do que aqueles que falavam apenas um idioma, justamente por possuírem melhor cognição.
Por fim, a educação bilíngue proporciona à criança uma ampliação do seu repertório cultural e o desenvolvimento de competências para se comunicar em diferentes formas (oralmente, por escrito, presencialmente ou de forma digital). Isso deve melhorar a sua empatia, o seu senso de cidadania e pensamento crítico para resolução de problemas.
Agora que você entende as vantagens do ensino bilíngue, já pode começar a investir nesse novo passo na educação do seu filho. Lembre-se de que esse é um investimento para o futuro dele!
Comentários