Blog

calendario header
22
jun
2017

O que não pode faltar na festa junina
Publicado em 22 de junho / 2017

Nós já ensinamos como organizar uma festa bem legal na sua casa, agora vamos falar sobre o que não pode faltar nas festividades juninas.

248b5f93da41079e8906709c66be532b

O São João possui vários símbolos separamos uma listinha para você saber o que tem que ter na festa:

Fogueiras: ela tem vários significados, como proteção contra maus espíritos, purificação, agradecimento e homenagem aos santos da Festa (Santo Antônio, São João e São Pedro).  O material utilizado precisa estar devidamente seco e pedras devem ser colocadas em volta para evitar que as chamas se alastrem.

Fogos de artifício: Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta maus espíritos e acorda São João para a festa.

Balões: Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos. Porém soltar balões é bem perigoso, pode causar grandes incêndios. Uma boa solução é confeccionar balões coloridos para enfeitar a festa.

Casamento caipira: Uma das mais divertidas tradições das festas juninas é o casamento caipira – também chamado de “casório matuto” ou casamento na roça. A representação é cheia de brincadeira. A história sofre pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o “condenado” ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.

Os diálogos podem ser criados livremente, desde que os personagens se preocupem em carregar bastante no sotaque caipira.

Depois de realizado o casamento todos vão comemorar e começa a Quadrilha!

Quadrilha: Festa Junina que se preze deve ter uma quadrilha na sua programação. A dança é feita em pares, que devem estar caracterizados como a ocasião pede. Um animador dita as frases dos respectivos passos e ações e, em seguida, os participantes devem submeter-se aos movimentos e coreografias estabelecidos. “Olha a chuva!”, “Olha o formigueiro!”, “A ponte quebrou!”, “É mentira!” são alguns dos “passos” mais conhecidos da quadrilha.

Festa-de-São-João-origem-detalhes

Comidas Típicas: Pamonha, Curau, Cuscuz, Canjica, Bolo de milho, Pipoca, Arroz doce, Caldos (Caldo Verde ou Feijão), Cocada, Pé de moleque, Paçoca, Pinhão Cozido, Amendoim doce, Maçã-do-amor, Bolo de fubá e etc… Só amor <3

E a Decoração, é claro: Ponto alto da festa! Se não tem o xadrez, o estampado, as bandeirinhas, balõezinhos, fitas e etc, não é arraial. E é melhor ainda porque você mesmo pode fazer. Só comprar os materiais, como papel colorido, EVA, colas, materiais para colorir como tinta guache, giz de cera, etc.

colunas_vamos_receber_festa_julina_01_copy

Agora que você já sabe o que não pode faltar na festa, é só começar a preparar a sua. 😀

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.