Blog

calendario header
20
jun
2018

O que levar em consideração na hora de escolher a escola das crianças
Publicado em 20 de junho / 2018

A escola exerce papel fundamental no desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de que, boa parte da rotina dos pequenos acontece no ambiente escolar, por isso a importância de avaliar cuidadosamente qual a melhor escola para o seu filho. Para ajudar nessa escolha, resolvemos listar alguns critérios que devem ser levados em consideração:

Modelo de educação:  Nem toda escola é adequada para todo perfil de aluno e de família. Os pais devem checar se concordam com o modelo educacional e os valores que a escola promove. Geralmente, eles são apresentados no projeto político-pedagógico.

Ensino de qualidade: Alguns aspectos como a formação dos professores, um currículo diversificado com atividades de artes, música, esportes, robótica, idiomas, etc., ou o uso inteligente de tecnologias nas aulas, podem ser uma ótima forma de avaliar a metodologia de ensino.

Diálogo com a família do aluno: O acompanhamento da vida escolar é fundamental para garantir o melhor desempenho, mas algumas escolas não orientam nem estimulam essa participação da família. É preciso conferir se, além das reuniões, o colégio mantém outras formas de comunicação com os pais.

gettyimages-469967888-1

 

Ambiente acolhedor: Visite a instituição e verifique como é recebido e como parece ser o relacionamento entre as pessoas. A educação começa desde a porta de entrada. Os funcionários, como recepcionistas ou zeladores, também têm uma função educadora.

Espaço físico e instalações: Devem haver espaços apropriados para a prática de atividades esportivas e lazer. Salas de aula: Precisam ser confortáveis, arejadas, com boa luminosidade e acústica adequada. Convém que o ambiente seja limpo e organizado, garantindo o bem-estar de todos.

Photo-PCIT-2

 

Preço: A escola dos sonhos pode ser particular e muito cara, por isso, é preciso ser realista, equilibrando os critérios mencionados com o orçamento da família. Faça um planejamento, estimando o investimento necessário para arcar com aproximadamente 15 anos de estudo (pré-escola, ensino fundamental e médio) e reservando os recursos para evitar contratempos. Lembre-se que, além da mensalidade, há gastos com material, atividades extras, lanches e outros.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook e Instagram.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.