
O que fazer para melhorar a escrita dos pequenos?
Publicado em 02 de dezembro / 2022
Com as tecnologias tão presentes na vida das crianças, pode parecer que o processo de escrita está ficando obsoleto. Porém, o ato de escrever ainda traz inúmeros benefícios para as crianças, como melhorar a capacidade motora e a absorção dos conhecimentos.
Para ajudar seu filho a melhorar a caligrafia e, assim, desfrutar desses e outros benefícios, confira as dicas que separamos neste artigo.
1. Ensine a criança a segurar o lápis ou a caneta de maneira confortável
Logo no início da escrita a criança deve demorar a entender a melhor maneira de segurar o lápis ou a caneta. Isso pode causar uma sensação de desconforto na mão, além de prejudicar os traços no papel. Dessa forma, procure orientar o pequeno sobre a maneira adequada de utilizar essas ferramentas.
Segurar em pinça é a maneira mais tradicional de pegada para escrever, mas outras orientações também são valiosas, como ensinar a não dobrar o pulso, apertar demais os dedos e ainda o melhor apoio para o braço. Crianças que escrevem com a mão esquerda devem ter uma atenção a mais, pois podem encontrar espaços que irão favorecer os destros na hora da escrita.
2. Valorize os momentos de prática
Com o intenso uso da tecnologia, muitas vezes a escola é o único local em que a escrita à mão é realizada. Por isso, procure incentivar esses momentos em casa também, para ajudar no treinamento.
Além da escrita em si, existem outras atividades que podem ajudar a trazer familiaridade ao formato das letras e que também colaboram com a caligrafia. Uma dica é pedir para que as crianças façam as letras usando massinha de modelar, pois irá ajudar com a coordenação motora e proporcionar uma experiência divertida de “escrever”.
3. Seja criativo na hora de criar as atividades
Atividades lúdicas tendem a ser estimulantes para as crianças, tornando o processo de aprendizagem mais divertido. Por isso, usar atividades criativas e que explorem a fantasia é uma boa maneira de incentivar a caligrafia das crianças.
Você pode, por exemplo, usar a letra de alguma música, uma história ou até mesmo falas de filmes. Trazer personagens para se comunicarem com os pequenos também é uma maneira de encorajá-los a escreverem. Há ainda a escrita de cartas, que incentiva uma boa escrita a fim de entregar a sua mensagem da melhor forma possível.
4. Tenha bastante paciência
A habilidade da escrita não é algo que se resolve do dia para a noite, por isso tenha paciência ao acompanhar o desenvolvimento da criança. Seja empático com as dificuldades e procure ajudar com os momentos de frustração.
É comum que as orientações precisem ser repetidas muitas vezes e é necessário manter o carinho e o acolhimento em todas elas. As crianças precisam sentir segurança para que as suas habilidades se desenvolvam naturalmente.
5. Escolha os materiais adequados
Você sabia que o material utilizado também pode fazer a diferença durante a alfabetização? Existem lápis e canetas específicos que se adaptam melhor às pequenas mãos, trazendo maior firmeza e maciez, além de conforto no momento da escrita.
Para isso, o papel precisa ser resistente e não se rasgar com facilidade. A ponta do lápis deve ser mantida em tamanho médio para evitar que se quebre com frequência. O ideal é não deixá-la tão pequena, o que pode fazer com que a criança precise empenhar muita força para desenhar os traços.
A caligrafia é muito importante para o bom desenvolvimento das crianças e se mostra como o momento de se apropriar da comunicação escrita. Por isso, reserve toda a atenção necessária para ajudar o seu filho com esse processo!
Comentários