Blog

calendario header
11
mar
2022

Ler juntos aproxima a relação de pais e filhos
Publicado em 11 de março / 2022

A presença da leitura na vida da criança tem o poder de mobilizar a criatividade e promover o desenvolvimento das habilidades comunicativas. Mesmo com essas vantagens, é comum que os pais tenham dúvidas sobre a melhor forma de aproximar seus filhos dos livros.

Uma boa maneira de fazer isso é justamente realizar a leitura de forma conjunta. Além de familiarizar os pequenos com os livros, ainda estimula a formação do vínculo familiar. Continue a leitura e veja como.

Benefícios para o desenvolvimento

Durante os primeiros anos, a criança está aprendendo a falar, a adquirir coordenação motora, a andar e ainda a lidar com os seus sentimentos. Nessa última, a contação de histórias, lendas e contos é benéfica a partir do ponto em que o pequeno se identifica com os personagens, espelhando suas emoções e ações nas deles.

Durante o desenvolvimento infantil é comum que as crianças expressem seus sentimentos por imagens e metáforas, como nas histórias e nos sonhos, e não pela linguagem usada no cotidiano. Daí a importância de procurar livros adequados para cada idade e que ajudem nessa etapa.

Primeiro contato 

Não é preciso esperar que a criança já seja alfabetizada para iniciar o hábito de leitura, na verdade isso já pode começar na gravidez. A partir da vigésima semana de gestação, o bebê identifica a voz dos pais, por isso a narração estável e contínua de uma história trará calma e confiança para ele.

Após o nascimento da criança, é possível continuar esse trabalho. Procure livros de pré-alfabetização, que ensinem sobre formas, cores, animais e outros elementos que despertem a curiosidade e ajudem no desenvolvimento infantil. 

Momentos para a leitura

Comece aproveitando os dias mais tranquilos para criar momentos de leitura com as crianças. Pode ser durante as férias, fins de semana, ou até uma viagem à praia. Na correria do dia a dia, inicialmente, pode ser que o sentimento de cansaço vença, mas depois de estabelecido o hábito tudo fica mais fácil. 

Depois de criado o hábito, selecione momentos específicos apenas para ler juntos: antes de dormir ou aos domingos pela tarde. Além disso, busque um espaço estimulante para realizar a leitura, com bichos de pelúcia, estantes e imagens coloridas.

Laços por meio da leitura

A leitura é capaz de criar um vínculo único e especial entre pais e filhos. Por meio desses momentos de leitura, as crianças sentem-se acolhidas, acarinhadas e estimuladas por aqueles que amam. 

Daí a importância de começar o hábito desde cedo, pois quanto antes começar, mais forte o vínculo se firma entre pais e filhos. Além disso, é positivo para o desenvolvimento deles, um benefício que durará a vida inteira.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com outros pais e mostre a eles como estreitar os vínculos entre pais e filhos através da leitura.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.