Blog

calendario header
03
fev
2023

A importância de uma alimentação equilibrada para as crianças
Publicado em 03 de fevereiro / 2023

Por estarem em fase de crescimento as crianças acabam sendo mais suscetíveis a influências externas durante o seu desenvolvimento, daí a importância de proporcionar uma alimentação equilibrada para elas.

Pensando nisso, no artigo de hoje trouxemos algumas informações relevantes sobre a alimentação infantil, além de dicas para estimular uma nutrição saudável desde a infância. Acompanhe para saber mais.

O que é uma alimentação equilibrada?

Consideramos como alimentação equilibrada aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo, como proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, vitaminas e outros minerais. 

Juntos, esses componentes participam do bom desenvolvimento físico e cognitivo, além de fornecerem energia para as atividades do dia a dia. Na infância, este é o primeiro passo para uma vida mais duradoura e com maior bem-estar. 

Os benefícios da alimentação equilibrada

O consumo consciente e equilibrado de bons alimentos faz bem ao organismo e age em nossa mente, nos deixando com um melhor humor, mais dispostos e concentrados. Assim, a alimentação saudável desde a infância contribui para o desenvolvimento apropriado das crianças.

Além disso, este é também o primeiro passo para evitar a obesidade infantil, um dos problemas de saúde pública mais preocupantes da atualidade. Outros benefícios incluem o fortalecimento dos ossos, regulação do intestino e melhora na qualidade do sono.

Como ensinar uma criança a comer bem?

Suscetíveis a diversos estímulos externos, muitas vezes é difícil estimular nas crianças atitudes positivas e saudáveis em relação aos alimentos. Por isso, separamos abaixo algumas dicas de como desenvolver uma alimentação equilibrada.

A família possui um papel fundamental no processo de aprendizagem da importância de conservar uma alimentação saudável. Os pais e familiares devem cuidar para não criar um ambiente propício à alimentação excessiva ou um estilo de vida sedentário.

Estabeleça horários para as refeições em família

Criar certas regras e hábitos para os momentos das refeições principais é uma boa forma de conversar com as crianças sobre o assunto, ao mesmo tempo em que é possível apresentar-lhes as variadas opções de alimentação saudável para cada momento do dia. 

Não use os alimentos saudáveis como punição

Estudos sugerem que os alimentos com baixa palatabilidade (como os vegetais) são oferecidos normalmente envolvendo coação e punição para a criança comer. Já os alimentos ricos em açúcar, gordura e sal são oferecidos em um contexto positivo, como uma recompensa ou em festas. Logicamente isso acaba aumentando a preferência por estes e fazendo as crianças recusarem qualquer outra opção mais saudável.

Introduza os alimentos saudáveis de maneira divertida

Ofereça à criança cardápios coloridos e servidos de forma divertida. Você pode, por exemplo, criar desenhos ao servir a comida no prato. Também vale misturar alimentos que a criança gosta com outros que ela ainda não conhece. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros pais a estimular a alimentação equilibrada entre seus filhos.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.