Blog

calendario header
01
abr
2022

A importância das brincadeiras ao ar livre
Publicado em 01 de abril / 2022

Brincar é uma parte fundamental do desenvolvimento de toda criança, sendo que as brincadeiras dentro e fora de casa se complementam nesse objetivo. Mesmo assim, o espaço externo tem um diferencial: proporciona integração com a natureza.

Em um momento onde passamos cada vez mais tempo em grandes centros urbanos, as brincadeiras ao ar livre trazem descobertas únicas para os pequenos. Veja mais sobre isso no texto a seguir. 

Conhecendo o mundo

Estar em contato direto com a natureza permite à criança aprender mais sobre o mundo e suas transformações. Ela pode descobrir diferentes superfícies andando na areia, na grama, na terra e no chão duro; também reparar em nuances na luminosidade do dia e ver como animais se comportam em seu habitat natural.

Vale conversar com a criança sobre tudo o que há no lugar: animais, plantas e objetos. Em um sítio, por exemplo, dá para repetir os sons dos bichos e alimentá-los e deixar as crianças colherem frutas de árvores. Na praia, vocês podem fazer castelos e desenhos na areia, além de ter o primeiro contato com o oceano. 

Benefícios para o corpo

Ao se colocar em contato com ambientes naturais, a criança tende a se mover com mais liberdade, explorando o seu corpo para testar velocidades, distâncias e movimentos. Por conta disso ela tende a desenvolver habilidades como organização espacial e equilíbrio, além de se exercitar de forma espontânea. 

Outros benefícios para o corpo incluem tomar sol, sempre respeitando os horários adequados e fazendo uso do protetor solar, e reforçar o sistema imunológico, por conta do contato com as bactérias presentes no ambiente. 

Socialização de diferentes tipos

Quando a família embarca junto nesses momentos com os filhos, então se criam experiências lúdicas capazes de enriquecer, e muito, as relações familiares. Uma boa dica para os pais é resgatar brincadeiras de sua infância para apresentar aos seus filhos. 

Outros laços que podem ser criados durante as brincadeiras ao ar livre são com crianças de diferentes idades. Ao ficar em contato com amigos mais velhos, os pequenos podem aprender muito, assim como também ensinar, proporcionando uma troca de experiências bastante positiva. 

Tipos de brincadeiras

Para curtir a vida do lado de fora o ideal é simples, veja dicas de como realizar essas brincadeiras: 

  • Use brinquedos que favoreçam movimentos diversos e uma saudável integração entre a família e os amigos, como piões, bilboquês, bolas de gude, elásticos, pipas, skates e bicicletas.
  • Estimule jogos com bola, eles permitem interações e movimentos diversos, como rolá-la ou chutá-la um para o outro, acertar alvos e propor desafios como a queimada.
  • Pense em brincadeiras que envolvem corrida, como pega-pega e pique-bandeira, elas favorecem a agilidade e o desenvolvimento de estratégias de fuga, captura e recuperação.
  • Tenta também pular corda, fazer cirandas e brincar em roda, ou seja, brincadeiras que envolvem mover-se de acordo com determinado ritmo. Cantar cantigas e músicas juntos deixa a diversão ainda maior.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a outros pais os benefícios de brincar com as crianças ao ar livre.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.