Blog

calendario header
18
mar
2022

A importância da educação musical na infância
Publicado em 18 de março / 2022

A música está presente na vida das crianças desde sempre, basta ver a quantidade de programas musicais feitos para os pequenos, assim como de brinquedos que usam os sons para traçar novos aprendizados.

Por isso, nada mais justo do que oferecer uma educação musical completa e que seja ainda mais benéfica para o desenvolvimento infantil. A partir disso, além de identificar um possível talento, acontece o aumento da confiança, da capacidade de socialização e da inteligência.

Veja neste artigo os motivos que tornam a educação musical tão importante na infância. 

1. Melhora a sensibilidade

A infância representa um período de descobrimento das emoções e habilidades para as crianças, por isso elas podem sentir dificuldade em se expressar unicamente pela fala. É aí que entra a educação musical.

Através dela os pequenos conseguem trabalhar tanto a parte social quanto as expressões pessoais. Isso acontece porque a música ativa as regiões do cérebro responsáveis por emoções positivas e negativas, assim construindo a sua inteligência emocional. 

2. Aumenta a criatividade

O agrupamento de melodias, pronúncia de diferentes palavras e contato direto com ritmos e culturas diferentes transforma a experiência em algo muito enriquecedor. Isso tudo se liga ao estímulo da criatividade dos pequenos. 

Além disso, ao focar em aprender as melodias e letras, a criança trabalha a sua concentração, interpretação e sensibilidade musical.

3. Fortalece a memorização

Atrelado à criatividade e concentração, ainda temos a memória, outro aspecto bastante trabalhado quando se trata de educação musical. Podemos perceber isso claramente ao ver como é simples para a criança decorar a letra do seu filme ou desenho favorito, não é mesmo?

Esse efeito deve funcionar também com as cantigas antigas e músicas de escola, ensino aos pequenos que coisas muito interessantes sobre higiene, brincadeiras e o alfabeto. 

4. Contribui para a alfabetização

A educação musical contribui para a alfabetização por meio dos padrões próprios de linguagem. Ao cantar, a criança passa a conhecer a comunicação escrita de maneira mais simples e com uma série de associações.

Tudo isso acontece de forma natural, fluida e divertida, melhorando a dicção e o vocabulário do pequeno de maneira geral. 

Viu como é importante colocar a educação musical no dia a dia do seu filho? Por isso, não tenha medo de investir em aulas de canto, de instrumentos, jogos musicais e até filmes e desenhos animados com música para estimular o pequeno, você verá a diferença!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.