Blog

calendario header
29
mai
2018

Filmes fascinantes para a sala de aula
Publicado em 29 de maio / 2018

Com o objetivo de levar mais dinamicidade e entretenimento para as salas de aula, resolvemos listar alguns filmes que trazem discussões super interessantes tanto para pais, quanto para alunos e professores. Com as sugestões listadas a seguir, além de proporcionar uma atividade mais visual para as crianças, os filmes levarão reflexões que são relevantes para o convívio social das crianças.

Operação Big Hero

Vamos começar por um título que valoriza algo que muitos outros filmes infantis esquecem: a educação. Em “Operação Big Hero”, por trás de toda a aventura de super-heróis e super-vilões, e da questão do luto, está o fato de que o irmão mais velho ensina o mais novo que a faculdade pode ser um lugar legal. E que, lá, ele pode usar sua facilidade com matemática e robótica para criar coisas que ajudem os outros. Classificação: Livre.

Wall-E

No tema do meio-ambiente, “Wall-E” é provavelmente o filme mais equilibrado nesta lista: romântico, fofo e forte na mesma medida, feito para crianças e adultos. Wall-E é um robozinho cuja função é compactar o lixo na Terra, enquanto os humanos vivem confortavelmente numa estação espacial. Na verdade, logo descobrimos que o planeta se tornou infértil pelo mau uso, e que essas pessoas esperam poder voltar um dia. Além de abordar a questão do lixo e da natureza, o filme ainda alerta para o sedentarismo e a apatia da vida hiperconectada. Classificação: Livre.

Como treinar o seu Dragão

Outro herói pacifista que as crianças vão adorar é Soluço, jovem Viking que protagoniza “Como Treinar o Seu Dragão”. Criado numa sociedade que demoniza os dragões e os caça por diversão, Soluço vai no caminho contrário e adota um dos mais perigosos como seu fiel companheiro, incentivando toda a comunidade a se aliar às criaturas, ao invés de lutar. O filme ainda aborda deficiências físicas (no caso, amputações) de um jeito natural e saudável. Classificação: Livre.

criança-assistindo-TV

Karate Kid

No clássico dos anos 80, Daniel procura o Sr. Miyagi para aprender a revidar contra os garotos que o agridem na escola, mas o que ele encontra é a filosofia de vida não-violenta do Karate. Com muita disciplina e treino, ele aprende a controlar os próprios nervos e se torna mais confiante para encarar as adversidades. Classificação: 10 anos.

 

O Rei Leão

É muito difícil encontrar filmes infantis que lidem bem com a morte – a maioria finge matar personagens importantes só para “revivê-los” depois, ou mostrar que eles ainda estavam vivos, como por um milagre. Não em “O Rei Leão”, aqui, Mufasa morre de verdade e deixa todo o peso do reino nas costas de Simba. O leãozinho precisará amadurecer e aprender a assumir responsabilidades antes de superar essa morte e tomar de volta o trono. Classificação: Livre.

criancas-engracadas-em-uma-sala-de-aula_1098-310

De Volta para o futuro

Todo adolescente questiona os pais como se eles nunca tivessem passado pelas mesmas vontades e frustrações. Se o seu filho está nessa fase, “De Volta Para o Futuro” é o filme ideal, nele, Marty volta ao tempo dos seus pais, e os encontra na juventude, vivendo seus amores, brigas e bailes como qualquer adolescente. De quebra, ele ainda corre o risco de mudar a história e impedir o próprio nascimento. Classificação: Livre.

Valente

Estão faltando heroínas mais realistas e complexas para mostrar à sua filha? Calma, antes de Elsa, veio Merida. A heroína de “Valente” não quer se casar, é muito próxima da mãe e também faz escolhas horríveis, como qualquer pessoa. Além de mostrar uma garota forte e independente, o filme ainda trabalha a relação entre pais e filhos, e ensina as crianças a assumirem responsabilidade pelos próprios erros. Classificação: Livre.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook e Instagram.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.