Blog

calendario header
20
mai
2022

Educação financeira para as crianças, como ensinar?
Publicado em 20 de maio / 2022

A educação financeira é um dos principais aprendizados que a criança aplicará em sua vida adulta. Mesmo assim, esse tipo de conhecimento não faz parte da grade curricular de muitas escolas, cabendo aos pais passar esse ensinamento.

Ao ter contato com a educação financeira, a criança passa a ter um pensamento crítico em relação ao dinheiro, analisando os gastos, criando consciência da importância do poupar e como realizar planos para alcançar seus sonhos e objetivos. 

Todo esse aprendizado colabora diretamente com o desenvolvimento infantil, promovendo bem-estar, autonomia e capacidade de organização. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como ensinar educação financeira para os seus filhos. Confira.

1. Dê um cofrinho

O primeiro passo é ensinar de uma maneira simples o valor do dinheiro, para isso, que tal dar um cofrinho ao seu filho? O estimule a guardar moedas periodicamente e estabeleça um prazo para a abertura do cofre.

Explique para ele a importância de poupar aquele dinheiro, para no futuro gastar em algo que será produtivo e divertido.

2. Faça pagamento e ensine gestão do dinheiro

Depois da experiência do cofrinho, que funciona principalmente para crianças menores, os pais podem colocar em prática o uso da mesada (ou semanada ou quinzenada, adapte para a sua realidade). 

Com isso, a criança passa a entender que o dinheiro deve durar até determinada data, pois apenas depois ela irá receber uma nova quantia. 

3. Estabeleça metas de curto e médio prazo

Depois de ter o dinheiro em mãos, planeje com o seu filho o que irá fazer com ele, para que a criança saiba quando e como poderá gastar.

Por exemplo, se o pequeno ganha R$10 por semana e quer um brinquedo que custa R$50, ela precisará poupar todo o dinheiro durante 5 semanas ou uma quantidade menor durante mais tempo.

4. Anote os gastos

Aliado às metas que você estabelecer com o seu filho, ensine a ele como fazer a organização desses gastos. Incentive-o a registrar todos os gastos que tiver, principalmente os que não estavam previstos.

Mostre que existem várias ferramentas para esse tipo de anotação, como planilhas em papel, aplicativos no celular, programas de computador, entre outros.

5. Evite desperdício

Outra parte importante da educação financeira é entender que o desperdício é uma forma de perder dinheiro, além de ser uma prática com alto custo ambiental e mesmo social.

Por isso, ensine a criança a poupar com a energia da casa, com a água e também com a comida, assim como zelar pelos bens materiais que ela possui.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre a outros pais como ensinar educação financeira aos filhos. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.