Blog

calendario header
22
nov
2016

Educação: aprenda a elogiar seu filho
Publicado em 22 de novembro / 2016

A criançada adora receber um elogio, e quem não gosta né? Elas apreciam saber o quão orgulhosos estamos delas, e não se trata apenas de elevar a auto-estima, é preciso fazê-lo da maneira correta.

Além de ser um modo de ensinar aos pequenos quais comportamentos são adequados e quais não são, as crianças consideram o elogio uma vitória. Por isso, ao invés de ressaltar a inteligência do seu filho, foque nas ações e nos esforços dele.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia, mostra que crianças são elogiadas apenas por sua inteligência não lidam bem com o fracasso quanto as que recebem elogios pelo empenho. A dica é: em vez de falar “parabéns pelo gol que você fez”, diga “eu gostei da maneira que você correu atrás da bola pelo campo”.

Outra sugestão também é falar com as crianças mantendo o contato visual, e você pode se abaixar para ficar na mesma altura. Usar um tom de voz calmo e acolhedor ajudará seu filho a se tornar mais confiante e absorver o que você diz. Caso o pequeno note que alguém realiza uma atividade melhor que ele, mude o foco enaltecendo habilidades distintas, de modo que ele perceba que cada um é cada um.

Você também pode recompensá-los se eles cumprem uma tarefa sem que você ordene. Se ele se preparar para ir pra cama espontaneamente, por exemplo, pode ganhar mais uns minutinhos de leitura antes de dormir. Agradeça pelo gesto e incentive-as a repetir a ação.

Dicas ótimas não? Lembre-se também de fazer elogios pontuais, sem enaltecer demais e fazer com que você perca a credibilidade. Fale sempre de maneira específica e descritiva, para que o baixinho entenda o porquê do elogio. Esperamos que vocês tenham gostado do post de hoje e até a próxima.

Fonte: Blog Tricae

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.