
Disciplina Positiva: Conheça o modelo educativo
Publicado em 21 de outubro / 2022
Uma das partes mais desafiadoras da parentagem é escolher qual a melhor forma de disciplinar os seus filhos. Muitos pais têm dificuldade para achar o equilíbrio para garantir respeito e obediência, sem apostar demais na severidade. Para ajudar com isso surgiu a disciplina positiva.
O modelo educativo, formulado há mais de 30 anos pela psicóloga e educadora norte-americana Jane Nelsen, tem como objetivo encorajar as crianças a tornarem-se responsáveis, respeitosas, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.
Entenda mais sobre a disciplina positiva, e como aplicá-la, nesse artigo.
O que é disciplina positiva e como funciona?
A disciplina positiva fornece uma abordagem que norteia a educação de crianças a partir de princípios como o respeito mútuo, o estímulo à autonomia e a promoção de uma boa saúde emocional.
Na prática essa abordagem estimula que os adultos partam uma perspectiva não punitiva e não violenta. Além disso, os sentimentos das crianças são ouvidos e acolhidos, sem que isso signifique uma permissão para cometer atitudes erradas e prejudiciais para os outros.
São cinco os pilares fundamentais da disciplina positiva:
- Conexão, que surge quando os filhos sentem um senso de pertencimento e de importância na família;
- Respeito mútuo, que prega ser gentil e firme ao mesmo tempo;
- Eficácia em longo prazo, por considerar o que as crianças estão pensando, sentindo e fazendo;
- Foco no desenvolvimento de habilidades de vida (responsabilidade, cooperação, autodisciplina, resolução de problemas e empatia, entre outros);
- Estímulo à autonomia.
Quais as vantagens da disciplina positiva?
Agora que você já conhece o conceito dessa abordagem, vamos falar sobre os benefícios que elas trazem para a criação dos pequenos.
Promove a autonomia das crianças
A disciplina positiva estimula os pais a darem amor de forma que as crianças se sintam encorajadas e desenvolvam a sua autonomia, se tornando capazes de tomar decisões próprias, superar desafios e lidar com as responsabilidades das suas escolhas.
Estimula as habilidades socioemocionais
Entendemos que as crianças que crescem sob uma educação autoritária, na qual lidam com constantes julgamentos e ameaças, tendem a sofrer sérios impactos na autoestima e senso de pertencimento. Dessa forma a disciplina positiva utiliza de diálogo e respeito para fazer o oposto, estimulando habilidades socioemocionais, como autogestão, amor-próprio e paciência, que são importantes para todas as áreas da vida.
Ajuda a orientar a educação das crianças
Buscar o equilíbrio entre a aspereza e a superproteção é essencial para qualquer pai ou responsável. A disciplina positiva auxilia nesse processo, estabelecendo um conjunto de princípios que podem nortear as atitudes da família, ajudando-a a educar as crianças com respeito e gentileza, sem deixar a firmeza de lado.
Como aplicar a disciplina positiva?
Para colocar a disciplina positiva em prática os pais/responsáveis podem seguir as seguintes dicas:
Ser um exemplo
É verdade que crianças pequenas aprendem principalmente observando as pessoas ao seu redor. Portanto, se elas crescem em ambientes negativos, agressivos ou afins, a tendência é que reproduzam esse comportamento.
Então, um bom começo para colocar em prática a disciplina positiva é ser um exemplo para os pequenos, priorizando atitudes benéficas para eles.
Não ignorar a criança
Sim, o dia a dia dos adultos é bastante ocupado e nem sempre é possível estar disponível para conversas e prestar atenção em algo que a criança tem a mostrar.
Porém, mesmo assim, busque demonstrar interesse no que ela quer lhe falar, apenas afirme que o momento não é oportuno e que assim que surgir um tempinho você poderá escutá-la.
Conhecer a si mesmo para ajudar as crianças
A disciplina positiva utiliza muito do equilíbrio emocional para nortear sua abordagem, portanto cabe aos próprios pais investigar sua postura para entender as motivações que levam a comportamentos agressivos e punitivos sobre as crianças.
A ideia é que os adultos sejam capazes de pensar duas vezes antes de praticar atos impulsivos e automáticos e, dessa maneira, agir de forma consciente.
Gostou de conhecer sobre a disciplina positiva? Compartilhe em suas redes sociais este artigo e ajude outros pais a descobrir sobre o modelo educativo.
Comentários