Blog

calendario header
24
mar
2022

Dicas para seu filho dormir sozinho no quarto
Publicado em 24 de março / 2022

Depois de um dia longo e cansativo, nada melhor do que colocar as crianças para dormir no quarto delas e desfrutar de um sono tranquilo, não é mesmo? Mas, caso o pequeno tenha costume de ir até o quarto dos pais durante a noite, isso pode não acontecer.

Os especialistas em infância concordam que, quanto mais tempo a criança dorme com os pais à noite, mais difícil é de perder esse hábito. Veja abaixo algumas dicas para incentivar o seu filho a dormir sozinho.

1. Encontre o motivo do problema

Normalmente as crianças buscam os pais por não terem se habituado a dormir sozinhas desde cedo, mas isso deve ser investigado mais a fundo para entender a dificuldade em dormir sozinho.

Por exemplo, existem pequenos que têm medo de ficar sozinhos no escuro, ou então não conseguem ter um sono tranquilo à noite, assim acordam de madrugada e recorrem aos pais para conseguir voltar a dormir.

2. Trabalhe em cima da raiz do problema

Agora que você já sabe o motivo do problema, pode trabalhar em cima dele. Assim, se a razão for o medo de monstros, melhore o senso de segurança da criança, investigando o quarto e mostrando que não existe nada a temer no quarto. 

Mas se o motivo for problemas com o sono vale procurar ajuda médica para saber se a criança sofre de algum distúrbio. Não esqueça de proporcionar um ambiente aconchegante e seguro para melhorar a noite do pequeno.

3. Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina é fundamental para que a criança passe a reconhecer qual a hora de dormir. Assim, crie um ritual diário: tomar banho, vestir o pijama, tomar um leite morno, e escovar os dentes e ler uma historinha podem ajudar a facilitar a hora de dormir.

Além disso, incentivar a prática de atividades físicas durante o dia contribui com a profundidade do sono, sensação de bem estar e facilidade de adormecer. Isso dificulta que o pequeno acorde no meio da noite. 

4. Estimule a criança a pegar no sono sozinha

Por último, busque estimular o seu filho a pegar no sono sozinho. Muitas vezes os pais permanecem no quarto até que o pequeno adormeça, porém vá estabelecendo um distanciamento gradual para tirar o hábito.

Portanto, deixe o quarto antes de ele pegar no sono, para que não dependa mais da sua presença para conseguir dormir. Isso vai fazendo com que se acostume a adormecer sem a companhia dos pais e, caso acorde à noite, não precisará mais ir até a cama deles. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais, em breve voltaremos com mais dicas sobre a infância. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.