Blog

calendario header
29
jul
2022

Dicas para organizar a rotina de volta às aulas das crianças
Publicado em 29 de julho / 2022

Voltar às aulas depois de um mês de férias não é nada fácil. É comum que as crianças saiam da rotina durante esse período, acordando e dormindo mais tarde, além de estudar menos.

Com o fim das férias chega a hora de retomar a rotina escolar e, para facilitar esse momento, separamos aqui algumas dicas para que os pequenos consigam se readaptar à volta às aulas. Confira. 

1. Regule os horários de sono antecipadamente

Como falamos antes, é normal que os horários se percam durante as férias. Então, se você não quiser que o fato de acordar cedo para ir ao colégio seja um tormento, então comece a regular o sono do seu filho alguns dias antes.

Sendo assim, dias antes do primeiro dia de aula, o pequeno deve começar a dormir mais cedo, para que seu relógio biológico se acostume aos horários de estudo. O mesmo vale para as crianças que estudam à tarde, pois precisam de uma rotina para cumprir outras tarefas além de ir ao colégio.

2. Organize o material e o uniforme escolar com seu filho

Convide seu filho para organizar o material escolar, ajudando a etiquetar cadernos, encapar a agenda e também separar o uniforme. 

Caso ele esteja reticente com a escola, então esse pode ser um estímulo para que comece a ver os pontos positivos do retorno às aulas. Mas se estiver animado, o momento de organização pode ser um grande incentivo para aproveitar ao máximo o ano que vai começar.

3. Crie um cardápio de lanches

Muitas crianças, principalmente as menores, levam lanches para o colégio, o que ajuda a evitar os salgados e guloseimas normalmente servidos nas cantinas. Além disso, a criação de um cardápio semanal para as aulas ajuda a otimizar o tempo dos pais durante a semana.

Para que o cardápio de lanches agrade o seu filho, então procure colocar alimentos que ele goste, mas visando sempre os nutrientes. Então, deve incluir frutas, carboidratos, proteínas e alguma bebida, como suco ou água. 

4. Use o diálogo para reduzir a ansiedade

Caso o seu filho se mostre apreensivo e ansioso com a rotina de volta às aulas, então procure conversar com ele para entender o motivo do desconforto.

Se a razão for algum evento traumático, como reprovação, notas baixas, bullying ou falta de amigos, esteja aberto para procurar soluções junto com ele. Se ofereça para ajudar nos estudos, vá até a escola descobrir a origem do bullying e procure ajuda profissional para o pequeno se necessário, como uma psicóloga infantil. 

5. Leve seu filho para visitar a escola

Seu filho está passando por uma mudança de escola e isso o tem deixado mais apreensivo com a volta às aulas? Que tal mostrar o colégio para ele antes do início dos estudos?

Nesse momento, ele terá a oportunidade não somente de reconhecer a estrutura, mas também de compreender um pouco mais sobre a rotina na instituição e conhecer alguns profissionais que estarão com ele no dia a dia. Isso deve tranquilizá-lo em relação ao início das aulas.

Gostou das nossas dicas? Comece a colocá-las em prática e garanta um ótimo retorno às aulas para os seus filhos.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.