Blog

calendario header
08
abr
2022

Dicas para ajudar no aprendizado da escrita das crianças
Publicado em 08 de abril / 2022

A alfabetização em casa ajuda muito a reforçar o trabalho realizado em sala de aula, pois, mesmo que os professores sejam capacitados para lidarem com essa missão, ter o apoio dos pais é fundamental para garantir o desenvolvimento da criança. 

Para te ajudar com esse trabalho, separamos aqui algumas dicas que podem fazer toda a diferença no aprendizado da escrita em casa. Confira. 

1. Brinque com o alfabeto

Atividades simples, como ter acesso a blocos de montar com as letras do alfabeto, realizar caça-palavras ou até brincar de stop, deixam a criança em contato com a palavra escrita e estimulam a sua memorização.

Por isso, promover essa aproximação com situações do cotidiano deixa elas ocorrerem de forma muito natural, facilitando o aprendizado do pequeno. 

2. Crie momentos de leitura

A leitura é uma atividade que contribui para a alfabetização das crianças. Por isso, nada melhor que os pais reservarem um tempo durante o dia para incentivar essa prática, além de auxiliar no desenvolvimento do pequeno, o momento ainda é benéfico para estreitar os vínculos familiares.

Porém, um detalhe importante em tudo isso é a regularidade. Investir na constância é o que deve acelerar o desenvolvimento da criança. Assim, comece lendo para o seu filho e deixe que ele ou ela leiam sozinhos quando puderem.

3. Incentive a escrita

No início da alfabetização é positivo para a criança treinar cada letra isoladamente, até que o alfabeto todo seja reproduzido sem grandes dificuldades. Essa identificação visual das letras vem muito da leitura, junto ao esforço para transcrevê-las.

Depois disso é que se formam sílabas e palavras. Nesse momento, você pode criar situações em que o pequeno precisa usar a escrita, como anotar uma lista de compras, ou escrever um cartão para dar de presente.

4. Ajude nas tarefas escolares

Durante o aprendizado da escrita, é comum que o pequeno faça pequenas confusões com letras ou palavras. Isso pode acabar o desestimulando com os estudos, pois não consegue ver o próprio progresso. 

Tanto o acompanhamento pedagógico quanto o parental se faz importante nessa fase. Ao estabelecer um diálogo com a escola os pais podem descobrir onde seus filhos sentem mais dificuldades e, assim, ajudá-los nas tarefas escolares até que se sintam prontos para seguir sozinhos.

O que achou das nossas dicas? Se quiser continuar conferindo conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog e aguarde, em breve voltaremos com novos artigos sobre a infância. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.