Blog

calendario header
19
ago
2022

Dicas de livros de folclore para apresentar às crianças
Publicado em 19 de agosto / 2022

Folclore é o termo utilizado para se referir ao conjunto de tradições culturais, conhecimentos, crenças, costumes, ritmos, danças e lendas de uma determinada nação ou localidade. Portanto, o folclore é a cultura de um povo! 

O seu filho entende a cultura do nosso país? Conhecer os elementos que fazem parte dela é essencial para o desenvolvimento das crianças. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de livros infantis que apresentam as principais lendas e personagens do folclore brasileiro.

1. Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas (Clarice Lispector)

O livro reúne histórias do folclore nacional, uma para cada mês do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do século XX. A história que dá nome ao livro, por exemplo, conta como, em uma aldeia indígena, travessos curumins deram origem a “gordas estrelas brilhantes”.

Ao longo das páginas, lendas indígenas e personagens folclóricos como Pedro Malazarte, Saci-pererê e Negrinho do pastoreio ganham nova vida pela escrita de Clarice, que dialoga com os pequenos com naturalidade e sagacidade de janeiro a dezembro.

91TJ+LvkFNL

2. Turma da Mônica – Lendas Brasileiras (Maurício de Sousa)

Este é um livro divertido que conta as mais conhecidas lendas representadas pelos personagens da Turma da Mônica. É uma ótima opção para apresentar lendas do folclore brasileiro para os pequenos, conhecer sobre culturas e costumes diferentes e exercitar a leitura.

51kT1+pqCRL._SX363_BO1,204,203,200_

 

3. Turma da Mônica – Folclore para Crianças (Maurício de Sousa)

Recheado com pegadinhas, parlendas, crendices, provérbios, acalantos e trovas infantis, este livro mostra o quanto o folclore está presente em nosso dia a dia e como continua atrativo, mesmo em tempos de tablets, smartphones, aplicativos e videogames.

Além de ser um ótimo guia ilustrado, os personagens da Turma da Mônica tornam o produto mais atrativo. O tema folclore permite um trabalho interdisciplinar, abordando importantes facetas da cultura brasileira. 

9109-yuPupL

4. Crendices e superstições: o folclore do Mestre André (Marcelo Xavier)

Este livro faz parte de uma trilogia que tem outros dois títulos: Mitos e Festas. O Mestre André é  um grande contador de histórias e se tornou uma referência sobre a narrativa popular. A obra tem ilustrações tridimensionais, confeccionadas em biscuit, do talentoso artista Marcelo Xavier, que foram fotografadas por Gustavo Campos.

Aqui acompanhamos a história de João Boa-Sorte, um brasileiro de Juazeiro do Norte, no sertão do Ceará. Com um enredo propositalmente tênue, a narrativa se constitui de uma série de episódios vividos por João, sua família e seus amigos, episódios que ilustram muitas das inúmeras crendices e superstições que fazem parte da vida dos cearenses e de outros brasileiros.

Screenshot_34

5. A Iara: Uma lenda indígena em quadrinhos (Silvino)

A lenda da Iara é recontada nesta HQ de amor e terror, inspirada nas narrativas indígenas tradicionais. Com dinâmica e dramaticidade a cada página, esta versão em quadrinhos reúne um traço moderno e uma história tradicional, um tema ao mesmo tempo muito brasileiro e bastante universal.

61unoyjUQ-L._SX374_BO1,204,203,200_

6. A Lenda do Saci-pererê em Cordel (Marco Haurélio)

Quem nunca ouviu falar do Saci-Pererê? Essa figurinha inusitada e divertida faz parte do folclore brasileiro e muito já se falou sobre ele. Em forma de cordel, o livro conta como foi que surgiu o Saci, além de relatar as suas peripécias e estripulias, revelando por que a sua fama se espalhou até os nossos dias.

518BtiEuiUL._SX387_BO1,204,203,200_

7. Quem tem medo de curupira? (Zeca Baleiro)

O maior medo dos seres da mata é cair no esquecimento. O que seria da Mãe-D’água sem jogar seus feitiços, do Curupira sem pitar seu cachimbo e do Saci sem pregar peças? Aflitos com a falta de visitas na floresta, eles decidem ir à cidade para recuperar a fama e voltar a fazer parte da imaginação de crianças e adultos. 

Mas, para isso, vão precisar se adaptar à selva de pedra. O pop e o popular, o tradicional e o contemporâneo, o urbano e o rural são algumas das mesclas que aparecem em “Quem tem medo de Curupira?”, um musical escrito pelo cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro.

61Jp5xV0inS._SX343_BO1,204,203,200_

Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a outros pais como compartilhar o folclore nacional com os seus filhos.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.