Blog

calendario header
17
mar
2023

Como lidar com as emoções das crianças e ajudá-las a expressá-las de forma saudável
Publicado em 17 de março / 2023

Você trabalha as funções emocionais dos seus filhos? As crianças são seres humanos bastante emotivos e, como tal, precisam aprender a lidar com suas emoções de forma saudável. É importante que os adultos responsáveis estejam atentos e disponíveis para ajudá-las nesse processo, pois dar a devida atenção às necessidades emocionais das crianças é o primeiro passo para um crescimento saudável. Mas como podemos ajudá-las a se expressarem melhor e fazer com que se sintam confortáveis para dividi-las conosco?

Neste texto, elaboramos algumas estratégias para lidar com as emoções das crianças e ajudá-las a expressá-las de forma natural e saudável. Mas antes disso, precisamos entender que esse processo de desenvolvimento das emoções sofre algumas modificações com ao longo da vida da criança:

 

  • Bebês (0-12 meses): Os bebês experimentam as primeiras emoções, como alegria, tristeza e medo e expressam elas através do choro, riso e expressões faciais.
  • Crianças pequenas (1-3 anos): Aqui, o senso de autonomia começa a se desenvolver. Elas podem mostrar certa resistência e frustração quando são contrariados. Podem também começar a experimentar emoções como vergonha, culpa e empatia.
  • Pré-escolares (3-5 anos): As crianças nesta idade estão aprendendo a lidar com suas emoções e a entender as emoções dos outros. Elas podem ter dificuldade em controlar seus impulsos e lidar com a frustração.
  • Crianças em idade escolar (6-12 anos): Nesta faixa etária, as crianças começam a desenvolver uma identidade própria. Podendo experimentar emoções mais complexas, como ansiedade e estresse. Elas também podem começar a ter uma melhor compreensão das emoções do outro e mostrar mais empatia.
  • Adolescentes (13-18 anos): Já os adolescentes experimentam muitas mudanças físicas e emocionais, com emoções intensas, vem a dificuldade em controlá-las e lidar com o estresse. Com o amadurecimento, desenvolvem habilidades de regulação emocional e empatia.

 

Sabendo disso, como podemos ajudar as crianças a lidar melhor com os sentimentos, tendo como ponto de partida a melhor interpretação do que podem estar vivenciando no momento? O primeiro passo é pôr em prática! Mas separamos algumas dicas que podem ajudar você!

 

Demonstre empatia e valide os sentimentos da criança

Faça com que ela sinta que suas emoções são válidas e importantes, mesmo que você não concorde com elas. Isso ajudará a criança a se sentir mais segura e a compartilhar seus sentimentos.

 

Seja o exemplo

Mostre às crianças como você expressa seus próprios sentimentos de maneira saudável. Se você estiver chateado ou estressado, por exemplo, fale sobre isso de maneira calma e respeitosa.

 

Ajude a identificar os sentimentos

Ensine a criança a nomear seus sentimentos. Pergunte a ela como ela está se sentindo e ajude-a a encontrar as palavras para descrever seus sentimentos.

 

Crie um ambiente seguro

Um ambiente seguro e acolhedor é primordial para que a criança se sinta à vontade para compartilhar seus sentimentos. Certifique-se de que ela saiba que pode falar com você sempre que precisar.

 

Use jogos e atividades para expressar emoções 

Por exemplo, você pode pedir à criança que desenhe como está se sentindo ou que represente uma situação em que se sentiu feliz ou triste. Assim, você pode dar abertura para ela expressar seus sentimentos de outras formas.

 

Ao ajudar as crianças a expressar seus sentimentos de forma saudável, você está capacitando-as a lidar com suas emoções de maneira eficaz, o que pode ajudá-las a desenvolver relacionamentos mais saudáveis e a ter sucesso em todas as áreas da vida no futuro. 

Gostou de saber? Compartilhe!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.