
Como escolher livros para cada fase dos pequenos?
Publicado em 17 de fevereiro / 2023
O contato com a leitura ajuda a criança a desenvolver diferentes habilidades, como a curiosidade, a imaginação, a concentração e o raciocínio lógico. Isso depende também de quais livros ela tem acesso e se eles são apropriados para a sua fase de desenvolvimento.
Continue a leitura e saiba mais sobre como identificar os melhores tipos de livros para cada idade do seu filho. Temos certeza de que isso o ajudará a formar pequenos e ávidos leitores.
Crianças de 0 a 2 anos
Nessa fase a criança busca explorar o mundo com os seus 5 sentidos. Além disso, é por meio de ouvir as pessoas ao seu redor que ela começa a aprender a formar significado para as palavras.
Portanto, para essa faixa-etária, escolha livros com:
- Desenhos em cores vibrantes: isso ajuda a criança a focar a visão enquanto ela ainda está se desenvolvendo.
- Texturas e volumes: páginas com texturas diferentes estimulam o tato.
- Poucos objetos por página e frases simples: quando o texto se refere diretamente à ilustração, as crianças aprendem a criar associações entre eles.
- Música: sejam acompanhados por música ou com textos que podem ser cantados, o estímulo musical nos livros ajuda na atenção e pode também acalmar a criança.
- Rimas e ritmo: crianças nessa fase aprendem por repetição, e livros com rimas são divertidos para ler em voz alta.
Crianças de 3 a 5 anos
A partir dessa idade o pequeno começa a expressar seus sentimentos, a falar e a fazer muitas perguntas. Outro ponto importante é que ele ainda não sabe separar a fantasia da realidade e por isso pode ter medo de figuras assustadoras.
Nessa fase são indicados livros com:
- Situações cotidianas: ajudam a criança a aumentar seu vocabulário para conseguir se expressar e compreender acontecimentos do seu dia-a-dia. Livros sobre a hora de dormir são ótimos para ajudar os pequenos a relaxar no final do dia.
- Informações simples: livros que tratam de um único tema, como animais, sentimentos, cores e formas ajudam a criança a aprender com mais foco.
- Temas sobre amizade e diferenças: nessa idade as crianças começam a aprender a dividir e a brincar com outras, e já notam diferenças étnicas, raciais e de gênero. É um momento importante para ensinar sobre outras culturas, sobre respeito e empatia.
- Conceitos básicos de letras e números: crianças com 4 anos já sabem contar até 10 e começam a se familiarizar com as letras. Nos livros sobre o ABC, a associação das letras com estímulos visuais ajuda no aprendizado. Procure livros escritos em letras grandes e de bastão.
- Estímulos previsíveis: livros que permitem que as crianças preencham os espaços em branco e adivinhem o que vem a seguir são muito intrigantes nessa fase.
Crianças de 6 a 8 anos
Com a alfabetização propriamente dita, os pequenos a partir dos 6 anos já leem sozinhos, têm maior foco e conseguem prestar atenção por mais tempo.
Dessa forma, algumas características para buscar um livro para crianças dessa faixa-etária são:
- Histórias mais complexas: as crianças já entendem que as histórias tem começo, meio e fim. É bom estimular a leitura com livros divididos em capítulos, que possam ser lidos em vários dias.
- Conteúdos relacionados ao que ela aprende na escola: leituras sobre ciência, sobre o alfabeto e sobre matemática fora da escola ajudam a criança a relacionar os conceitos e aprender de forma mais divertida.
- Ação e aventura: crianças nessa fase se interessam por histórias emocionantes, e se o livro não tiver aventura elas podem achar a história sem graça. Elas já lidam melhor com a violência, desde que o livro reforce exemplos positivos no final.
Crianças 9 a 12 anos
Nessa faixa etária as crianças já conseguem expressar suas opiniões, querem fazer as coisas sozinhas e trazem questionamentos morais e éticos. Dessa forma os livros se tornam um meio de incentivar o pensamento crítico, o conhecimento dos próprios sentimentos e até do corpo.
Por isso, crianças dessa idade se interessam por:
- Ficção científica e relatos históricos: são assuntos de interesse nessa idade, quando já se sabe identificar e separar a fantasia da realidade.
- Assuntos mais complexos: as crianças já podem aprender com temas como separação, rejeição e decepção. As experiências dos livros ajudam a enfrentar dificuldades da pré-adolescência.
- Protagonistas que geram identificação: crianças nessa idade já estão se preparando para entrar na adolescência e buscam referências para se espelhar. Por isso, elas se atraem por histórias com protagonistas da sua idade ou um pouco mais velhos, que passam pelo mesmo momento e começam enfrentar os desafios da puberdade.
- Suspense e terror: tomando cuidado com conteúdos violentos, livros de terror são muito atrativos para essa idade e histórias com suspense ajudam a criança a não perder o interesse durante a leitura.
Agora é só colocar essas dicas em prática e preparar diversas leituras fantásticas para o seu pequeno leitor. E lembre-se, o acompanhamento dos pais nessa fase é muito importante para que a leitura possa se tornar um hábito para toda a vida.
Comentários